UMA PRAÇA COM ÁREA E PERÍMETRO DOS NOSSOS SONHOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMELLO, Luanda Firme de-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-08T19:13:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-08T19:13:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-14-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564096-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático tem por objetivo divulgar a formação do conceito de área e perímetro por alunos do 6o ano do Ensino Básico, por meio de aulas construídas com características do modelo japonês denominado Lesson Study. O teor desta obra foi extraído a partir de fotos e gravações de áudios e vídeos realizados durante os encontros de planejamento, as aulas executadas e a reunião de reflexão das aulas. Ao lado deste guia, elaboramos um vídeo sobre este mesmo tema e que está disponível no link https://youtu.be/PkA16Sx2YM0. Neste produto educativo apresentamos breve conceituação sobre Lesson Study e detalhamos atividades que promovem a construção do conceito de Área e Perímetro cujos desdobramentos ocorreram em meio a uma história. Para cada atividade, declaramos nosso objetivo educacional e descrevemos os comportamentos da professora-executora e dos alunos, incluindo os materiais utilizados, as intervenções pedagógicas, os discursos dos alunos e da professora, as produções de conhecimento dos alunos e as estratégias por eles elaboradas. Revelamos, igualmente, os resultados dessas atividades para a formação do conceito de área e perímetro. Desde já, ressaltamos que este material está publicado no site do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) por ser um meio de ampla divulgação e acesso livre. Esperamos que o material elaborado seja fonte de incentivo para professores que atuam na Educação Matemática e que, ao terem acesso ao vídeo, se inspirem na construção de aulas que levem os alunos ao desenvolvimento desses conceitos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.040kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação do conceitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLesson studypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁreapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPerímetropt_BR
Título: dc.titleUMA PRAÇA COM ÁREA E PERÍMETRO DOS NOSSOS SONHOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons