Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VALÉRIO, Victor Hugo da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada Meireles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-08T18:37:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-08T18:37:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564094 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático de Ciências é um produto educacional resultante de um estudo científico desenvolvido durante 2016 e 2017, durante a realização do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. Este estudo abordou o desenvolvimento de uma intervenção escolar na forma de projeto escolar, envolvendo diálogos entre o arranjo produtivo local do pescado na região sul do Estado do Espírito Santo e uma escola técnica federal integrada ao ensino médio. O trabalho e consistiu na realização de atividades práticas relacionadas ao beneficiamento e processamento do pescado, pesquisas investigativas e estudos sobre a cadeia produtiva do pescado no sul do Estado a partir de visitas técnicas às comunidades pesqueiras existentes nas cidades de Piúma, Guarapari, Anchieta, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy. A intervenção pedagógica, chamada de projeto escolar "RedePesca” envolveu a escolha da turma para realização da pesquisa, sendo tomado como base norteadora a grade de disciplinas que melhor dialogasse com temas sociocientíficos tais como a cadeia produtiva do pescado por envolver aspectos socioeconômicos, sociopolíticos, socioambientais, socioculturais e sociotecnológicos que permeiam a atividade pesqueira. Os aspectos da educação CTS/CTSA foram analisados com base nos pressupostos de Latour e Woolgar (1997), Aikenhead (2009). Os aspectos pedagógicos foram analisados com educação formal e não formal foram analisados com base nos pressupostos da pedagogia da Práxis de Gadotti (2004) e Gohn (2006; 2010). Neste sentido foi definido que 22 alunos da turma do 4° ano do Curso Técnico em Pesca integrado ao ensino médio seria o grupo de sujeitos a realizar a intervenção pedagógica por possuir disciplinas com potencial diálogo transdisciplinar: Disciplinas de Tecnologia Pesqueira, Extensão Pesqueira e Tecnologia do Pescado. As aulas de campo foram realizadas na forma de aula de campo, planejadas com base em Seniciato e Cavassan (2004) e Campos (2014). Foram realizadas intervenções em espaços da sala de aula e nas visitas técnicas realizadas na forma de aula de campo. As intervenções realizadas nos espaços não formais foram realizadas nas comunidades pesqueiras do litoral sul do estado do Espírito Santo, cuja característica da pesca é predominantemente artesanal. Após as visitas, foram realizadas rodas de conversas sobre as experiências realizadas durante o projeto escolar, sobre as entrevistas realizadas com os pescadores, as pessoas trabalhadoras da indústria de processamento do pescado e demais atores sociais da pesca. Este Guia Didático de Ciências é um produto educacional e tem por objetivo servir como documentos de futuras intervenções pedagógicas realizadas no contexto do ensino profissional de nível médio, cujo objetivo é o de apresentar contribuições pedagógicas de uma intervenção abordando possíveis diálogos entre a produção do pescado e a educação profissional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.905kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTS/CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Questões sociocientíficas | pt_BR |
Título: dc.title | PROJETO ESCOLAR REDEPESCA: CIDADANIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À LUZ DOS ESTUDOS CTS/CTSA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons