CIRCUITO DA CIÊNCIAS: AULAS DE CAMPO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR DE QUÍMICA PARA DEBATER AS TEMÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARRUDA, Elvina Maria de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, Sidnei Quezada Meireles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-08T18:23:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-08T18:23:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-27-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564092-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático de Ciências é produto educacional, fruto de um estudo científico desenvolvido em 2016 e 2017, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes. Trata-se do desenvolvimento de um projeto de ensino intitulado “Circuito da Ciência” na formação inicial de professores de Química em espaços de educação não formal, integrado ao curso de Licenciatura em Química do Campus Aracruz do Ifes. Este estudo faz parte de um projeto maior, que culminou na dissertação de mestrado que está disponível no banco de dados do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Ifes. O presente Guia Didático de Ciências aborda um projeto de ensino com a formação inicial de professores em educação não formal, organizado na forma de aula de campo, cuja base teórica se apoia em Seniciato e Cavassan (2004) e Campos (2014), isto é, com etapa de pré-campo, campo e pós-campo, referentes à utilização de espaços de educação não formal da cidade de Aracruz, Espírito Santo, Brasil. Realizado por meio da metodologia de aula de campo, com 15 estudantes do curso de Licenciatura em Química do Campus Aracruz do Ifes. O trabalho perpassou por aspectos sociofilosóficos da educação, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (BRASIL, 2013), e por aspectos pedagógicos da educação formal e não formal de Gohn (2006; 2010), que foram analisados em consonância com os pressupostos da pedagogia da Práxis de Gadotti (2004). Também foram estudados aspectos da aprendizagem colaborativa com base nos pressupostos de Gokhale (1995) e Calderano, Marques e Martins (2013). Os aspectos da educação CTS/CTSA foram analisados na perspectiva de Aikenhead (2009), Santos e Auler (2011), Sadler (2011), Reis e Galvão (2008), Leite (2012) e Sachs (1997, 2007). Ao analisar as contribuições pedagógicas na formação inicial de professores de Química por meio de uma intervenção realizada em espaços de educação não formal da cidade de Aracruz-ES, elaborou- se este Guia Didático de Ciências, que tem como objetivo apresentar contribuições pedagógicas para a formação inicial de professores de Química em intervenções nos espaços de educação não formal da cidade de Aracruz- ES.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.866kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da práxispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação CTS/CTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em químicapt_BR
Título: dc.titleCIRCUITO DA CIÊNCIAS: AULAS DE CAMPO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR DE QUÍMICA PARA DEBATER AS TEMÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE E CIDADANIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons