Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARRUDA, Elvina Maria de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada Meireles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-08T18:23:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-08T18:23:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564092 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático de Ciências é produto educacional, fruto de um estudo científico desenvolvido em 2016 e 2017, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes. Trata-se do desenvolvimento de um projeto de ensino intitulado “Circuito da Ciência” na formação inicial de professores de Química em espaços de educação não formal, integrado ao curso de Licenciatura em Química do Campus Aracruz do Ifes. Este estudo faz parte de um projeto maior, que culminou na dissertação de mestrado que está disponível no banco de dados do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Ifes. O presente Guia Didático de Ciências aborda um projeto de ensino com a formação inicial de professores em educação não formal, organizado na forma de aula de campo, cuja base teórica se apoia em Seniciato e Cavassan (2004) e Campos (2014), isto é, com etapa de pré-campo, campo e pós-campo, referentes à utilização de espaços de educação não formal da cidade de Aracruz, Espírito Santo, Brasil. Realizado por meio da metodologia de aula de campo, com 15 estudantes do curso de Licenciatura em Química do Campus Aracruz do Ifes. O trabalho perpassou por aspectos sociofilosóficos da educação, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (BRASIL, 2013), e por aspectos pedagógicos da educação formal e não formal de Gohn (2006; 2010), que foram analisados em consonância com os pressupostos da pedagogia da Práxis de Gadotti (2004). Também foram estudados aspectos da aprendizagem colaborativa com base nos pressupostos de Gokhale (1995) e Calderano, Marques e Martins (2013). Os aspectos da educação CTS/CTSA foram analisados na perspectiva de Aikenhead (2009), Santos e Auler (2011), Sadler (2011), Reis e Galvão (2008), Leite (2012) e Sachs (1997, 2007). Ao analisar as contribuições pedagógicas na formação inicial de professores de Química por meio de uma intervenção realizada em espaços de educação não formal da cidade de Aracruz-ES, elaborou- se este Guia Didático de Ciências, que tem como objetivo apresentar contribuições pedagógicas para a formação inicial de professores de Química em intervenções nos espaços de educação não formal da cidade de Aracruz- ES. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.866kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da práxis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTS/CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em química | pt_BR |
Título: dc.title | CIRCUITO DA CIÊNCIAS: AULAS DE CAMPO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR DE QUÍMICA PARA DEBATER AS TEMÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons