Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Larissa Merizio de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada Meireles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-08T17:10:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-08T17:10:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564090 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Entre novembro de 2013 e junho de 2014, foi desenvolvido no Campus Piúma do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) o projeto de extensão escolar chamado CurtaCiência como parte da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do IFES. Acreditamos que esse projeto seja um método de ensino de Ciências diferenciado se comparado ao ensino tradicional, porque trabalha de forma contextualizada, integrada a outros conhecimentos, abordando assuntos controversos, relacionando Ciências-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, e incentivando a participação ativa e a tomada de decisão dos alunos. Por isso, é um instrumento mediados com grande potencial para promover a alfabetização científica dos alunos do Ensino Médio. Diante dessa perspectiva, elaboramos um guia sobre a elaboração de documentários de temas sociocientíficos controversos. Esse guia é destinado, principalmente, aos professores da área de ciências da natureza que tenham interesse em conhecer e utilizar uma metodologia diferenciada, mais contextualizada e integradora do Ensino de Ciências. Por isso, é de fácil leitura, contém fotografias, quadros explicativos e referenciais teóricos. O objetivo do guia é auxiliar o desenvolvimento de atividade de extensão pelo professor, de modo a se constituir como um projeto de ensino de ciências complementar ao ensino regular, por meio da criação de documentários, em busca do desenvolvimento da alfabetização científica, articulados ao movimento CTSA e ao uso de temas sociocientíficos controversos, de modo a promover o diálogo entre educação formal e não formal. É importante destacar que esse guia não traz uma receita definida de um projeto, mas uma proposta que precisa ser adaptada de acordo com as especificidades de cada situação. Trazemos nesse guia uma breve discussão sobre alguns referenciais teóricos que embasaram o projeto, como a Alfabetização Científica, o movimento CTSA, os temas sociocientíficos controversos, a educação não formal e o documentário. Logo em seguida, trazemos informações sobre como o projeto CurtaCiência foi desenvolvido no Campus Piúma do IFES e, enfim, trazemos informações sobre os quatro documentários produzidos pelos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.976kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temas sociocientíficos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Documentários pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temas sociocientíficos controversos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de educação não formal | pt_BR |
Título: dc.title | PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS COM ENFOQUE CTSA PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons