PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS COM ENFOQUE CTSA PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, Larissa Merizio de-
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, Sidnei Quezada Meireles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-08T17:10:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-08T17:10:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-10-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564090-
Resumo: dc.description.abstractEntre novembro de 2013 e junho de 2014, foi desenvolvido no Campus Piúma do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) o projeto de extensão escolar chamado CurtaCiência como parte da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do IFES. Acreditamos que esse projeto seja um método de ensino de Ciências diferenciado se comparado ao ensino tradicional, porque trabalha de forma contextualizada, integrada a outros conhecimentos, abordando assuntos controversos, relacionando Ciências-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, e incentivando a participação ativa e a tomada de decisão dos alunos. Por isso, é um instrumento mediados com grande potencial para promover a alfabetização científica dos alunos do Ensino Médio. Diante dessa perspectiva, elaboramos um guia sobre a elaboração de documentários de temas sociocientíficos controversos. Esse guia é destinado, principalmente, aos professores da área de ciências da natureza que tenham interesse em conhecer e utilizar uma metodologia diferenciada, mais contextualizada e integradora do Ensino de Ciências. Por isso, é de fácil leitura, contém fotografias, quadros explicativos e referenciais teóricos. O objetivo do guia é auxiliar o desenvolvimento de atividade de extensão pelo professor, de modo a se constituir como um projeto de ensino de ciências complementar ao ensino regular, por meio da criação de documentários, em busca do desenvolvimento da alfabetização científica, articulados ao movimento CTSA e ao uso de temas sociocientíficos controversos, de modo a promover o diálogo entre educação formal e não formal. É importante destacar que esse guia não traz uma receita definida de um projeto, mas uma proposta que precisa ser adaptada de acordo com as especificidades de cada situação. Trazemos nesse guia uma breve discussão sobre alguns referenciais teóricos que embasaram o projeto, como a Alfabetização Científica, o movimento CTSA, os temas sociocientíficos controversos, a educação não formal e o documentário. Logo em seguida, trazemos informações sobre como o projeto CurtaCiência foi desenvolvido no Campus Piúma do IFES e, enfim, trazemos informações sobre os quatro documentários produzidos pelos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.976kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação CTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação CTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemas sociocientíficospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocumentários pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemas sociocientíficos controversospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de educação não formalpt_BR
Título: dc.titlePRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS COM ENFOQUE CTSA PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversaispt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons