Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Jose Carlos Thompson da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Sandra Aparecida Fraga da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T18:11:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T18:11:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564054 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Entendendo o desafio que é a sala de aula e as dificuldades em produzir um material didático que seja divertido e ao mesmo tempo capaz de proporcionar momentos de aprendizagem é que desenvolvemos este material no intuito de colaborar com o seu trabalho. Durante o processo de estudo, elaboração, investigação e aplicação deste material, alguns princípios foram evidenciados e queremos compartilhar com você. Grupos de estudos sobre produção de materiais didáticos pedagógicos: o estudo em grupo sobre o material que se pretende produzir enriquece a discussão e contribui para a formação didática pedagógica do professor em formação inicial e continuada, por isso participe de grupos de estudo de práticas pedagógicas. Grupos de estudo sobre conceitos matemáticos: para produzir um material que explore conceitos matemáticos é necessário que o professor tenha compreensão dos mesmos para que possa fazer as intervenções necessárias durante a utilização do objeto pedagógico. Realização de oficinas como estudo piloto: as oficinas são fundamentais para avaliar o material e analisar as expectativas e observações do público com o qual pretende-se trabalhar para redefinir modelos e objetivos. Um material se torna mais atrativo na medida em que se aproxima com as características do público. Planejamento e avaliação em grupo: o planejamento em grupo permite adaptações e inovações na construção das atividades. Professor, ao propor uma atividade para seus alunos procure conhecer seus interesses e preferências e saiba que se algo não deu certo é momento de reelaborar a atividade. Os alunos também devem fazer parte do processo de avaliação no intuito de enriquecer a construção e adequação do material pedagógico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.917kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Análise combinatória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimentos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
Título: dc.title | COMBINANDO NA CIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, ensino de matemática lúdico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons