DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS SURDOS: DA TEORIA À PRÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJESUS, Thamires Belo de-
Autor(es): dc.contributor.authorTHIENGO, Edmar Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T13:59:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T13:59:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-27-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564048-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho versa sobre conceitos elementares relacionados à geometria plana. Apresentamos uma discussão teórica de conceitos e propostas de atividades que estimulem o professor de matemática a desenvolver metodologias que sejam acessíveis aos alunos surdos e ouvintes, constituindo-se assim um processo da teoria a prática. As atividades apresentadas foram aplicadas com uma aluna surda durante uma pesquisa de mestrado e foram discutidas com profissionais da área da surdez e professores de matemática que possuem experiência com alunos surdos em salas de aulas regulares. A experiência vivenciada junto a uma aluna surda nos permitiu construir atividades voltadas para uma prática pedagógica bilíngue. Assim, acreditamos que, por se tratar de metodologias diferenciadas para o ensino de geometria, tais atividades são importantes para surdos e ouvintes. Pelo fato dessas atividades se utilizarem de ferramentas acessíveis tanto a alunos surdos quanto ouvintes, elas podem ser utilizadas em salas de aula regulares. Tais práticas tendem a contribuir com o ensino pautado na diversidade e podem potencializar as habilidades dos alunos, visto que, perpassam por diferentes níveis de aprendizagem. Direciona-se a professores de matemática da educação básica que tenham interesse em abordagens diferenciadas de conceitos elementares da geometria plana, ou pessoas com interesse pela área. Fazemos um convite para navegar conosco nesta obra e apreciar diferentes possibilidades de abordagens do conteúdo de geometria plana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.601kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGalperinpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMateriais pedagógicos para o ensino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática para surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da formação das ações mentais por etapaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Título: dc.titleDESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS SURDOS: DA TEORIA À PRÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação matemática inclusiva, práticas pedagógicas no ensino de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons