Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JESUS, Thamires Belo de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | THIENGO, Edmar Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T13:59:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T13:59:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564048 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho versa sobre conceitos elementares relacionados à geometria plana. Apresentamos uma discussão teórica de conceitos e propostas de atividades que estimulem o professor de matemática a desenvolver metodologias que sejam acessíveis aos alunos surdos e ouvintes, constituindo-se assim um processo da teoria a prática. As atividades apresentadas foram aplicadas com uma aluna surda durante uma pesquisa de mestrado e foram discutidas com profissionais da área da surdez e professores de matemática que possuem experiência com alunos surdos em salas de aulas regulares. A experiência vivenciada junto a uma aluna surda nos permitiu construir atividades voltadas para uma prática pedagógica bilíngue. Assim, acreditamos que, por se tratar de metodologias diferenciadas para o ensino de geometria, tais atividades são importantes para surdos e ouvintes. Pelo fato dessas atividades se utilizarem de ferramentas acessíveis tanto a alunos surdos quanto ouvintes, elas podem ser utilizadas em salas de aula regulares. Tais práticas tendem a contribuir com o ensino pautado na diversidade e podem potencializar as habilidades dos alunos, visto que, perpassam por diferentes níveis de aprendizagem. Direciona-se a professores de matemática da educação básica que tenham interesse em abordagens diferenciadas de conceitos elementares da geometria plana, ou pessoas com interesse pela área. Fazemos um convite para navegar conosco nesta obra e apreciar diferentes possibilidades de abordagens do conteúdo de geometria plana. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.601kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Galperin | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais pedagógicos para o ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática para surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da formação das ações mentais por etapas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS SURDOS: DA TEORIA À PRÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação matemática inclusiva, práticas pedagógicas no ensino de matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons