Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BRASIL, Elizabeth Detone Faustini | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada Meireles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T12:36:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T12:36:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564044 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em outubro de 2012, nos dias 17, 18 e 19, ocorreu no Espírito Santo a primeira edição da Feira Estadual de Ciências e Engenharia, que pretendeu ser um movimento de estímulo ao jovem pesquisador, incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da Educação Básica, por meio do desenvolvimento de projetos desenvolvidos com base na metodologia científica, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. A I Feira Estadual de Ciências e Engenharia do Espírito Santo (I FECEES) fez parte da 9a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT), cujo tema escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi “Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza”, aproveitando o contexto do Ano da Energia Sustentável no Brasil. No Estado do Espírito Santo a 9a SECT foi organizada e coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI), em parceria com Secretaria de Estado da Educação (SEDU/ES) e a Fundação de Amparo a Pesquisa (FAPES). Considerando que a maioria dos projetos selecionados e apresentados ao público, durante a I FECEES, originou-se das escolas públicas estaduais, foi realizada uma análise do potencial pedagógico da I FECEES para o desenvolvimento de uma educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) nas escolas participantes, por meio da análise da natureza dos projetos inscritos, documentos, entrevistas semiestruturadas aos professores orientadores e estudo de caso, considerando o contexto de uma escola estadual, a EEEFM Profa Filomena Quitiba. O critério de escolha da escola considerou, no caso da EEEFM Profa Filomena Quitiba, a cultura da escola em desenvolver, há anos, diversos projetos e uma grande quantidade de trabalhos científicos, que culminam na sua participação em feiras e mostras de ciências internas e externas. Assim, partiu-se da premissa de que, uma educação científica que se propõe transformadora e inovadora apresenta características da Pedagogia da Práxis, podendo vir a ser caracterizada como uma educação CTSA. Como resultado dessa pesquisa, elaboramos esse Guia Didático de Ciências que apresenta uma análise do potencial pedagógico da I FECEES para o desenvolvimento de uma educação científica transformadora e inovadora nas escolas. Espera-se dessa forma incentivar nas escolas uma prática pedagógica numa perspectiva CTSA de educação, contribuindo dessa forma para uma reflexão a respeito de uma educação científica para todos. Esse Guia aborda a participação das escolas públicas estaduais na I FECEES, seus projetos e “Feiras de Ciências”. O objetivo principal deste material é subsidiar o professor numa prática pedagógica inovadora no ensino de ciências, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa que culminem em “Feiras de Ciências” e na participação dos estudantes nas Feiras Estaduais de Ciências e Engenharia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.285kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação continuada de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Feira de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ciências | pt_BR |
Título: dc.title | PROJETOS ESCOLARES E FEIRA DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO DA I FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, educação científica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons