DIVISIBILIDADE NOS NÚMEROS NATURAIS: UM TRATAMENTO INDUTIVO PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Rúbia Carla-
Autor(es): dc.contributor.authorPAIVA, Maria Auxiliadora Vilela-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, Rony Cláudio de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T12:05:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T12:05:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-02-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564027-
Resumo: dc.description.abstractEste material destina-se aos professores de Matemática da Educação Básica, estudantes e professores de Licenciatura Plena em Matemática que desejam trabalhar com atividades de validação e de indução em Divisibilidade no ensino fundamental, de forma a aproximar a Matemática escolar da Matemática científica. As atividades presentes neste guia didático encontram-se na linha da Didática da Matemática e é uma proposta de Transposição Didática que inter-relaciona o conteúdo de Divisibilidade no 6° ano do ensino fundamental com a área de Teoria dos Números. Para isso, nos orientamos pela Teoria da Transposição Didática, de Yves Chevallard, que estuda a trajetória do saber – do científico ao escolar, e na Teoria das Situações Didáticas, de Ruy Brousseau, que aborda as formas de apresentação dos conteúdos matemáticos. Ambos os pesquisadores são franceses e desenvolvem trabalhos na linha da Didática da Matemática. Além disso, as atividades foram desenvolvidas na perspectiva da resolução de problemas, evidenciando a característica da natureza da descoberta matemática. Esperamos que este guia seja um material de apoio para complementar as atividades de ensino e aprendizagem em divisibilidade para o ensino fundamental, e também seja inspiração para fomentar novas atividades. Para isso, nas seções a seguir abordaremos brevemente a pesquisa de mestrado que culminou na construção deste guia, e também, as teorias que a subsidiaram, finalizando com as situações didáticas vivenciadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.305kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTransposição didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDivisibilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProva matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemaspt_BR
Título: dc.titleDIVISIBILIDADE NOS NÚMEROS NATURAIS: UM TRATAMENTO INDUTIVO PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, teoria dos númerospt_BR
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