Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Rúbia Carla | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, Rony Cláudio de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T12:05:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T12:05:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564027 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material destina-se aos professores de Matemática da Educação Básica, estudantes e professores de Licenciatura Plena em Matemática que desejam trabalhar com atividades de validação e de indução em Divisibilidade no ensino fundamental, de forma a aproximar a Matemática escolar da Matemática científica. As atividades presentes neste guia didático encontram-se na linha da Didática da Matemática e é uma proposta de Transposição Didática que inter-relaciona o conteúdo de Divisibilidade no 6° ano do ensino fundamental com a área de Teoria dos Números. Para isso, nos orientamos pela Teoria da Transposição Didática, de Yves Chevallard, que estuda a trajetória do saber – do científico ao escolar, e na Teoria das Situações Didáticas, de Ruy Brousseau, que aborda as formas de apresentação dos conteúdos matemáticos. Ambos os pesquisadores são franceses e desenvolvem trabalhos na linha da Didática da Matemática. Além disso, as atividades foram desenvolvidas na perspectiva da resolução de problemas, evidenciando a característica da natureza da descoberta matemática. Esperamos que este guia seja um material de apoio para complementar as atividades de ensino e aprendizagem em divisibilidade para o ensino fundamental, e também seja inspiração para fomentar novas atividades. Para isso, nas seções a seguir abordaremos brevemente a pesquisa de mestrado que culminou na construção deste guia, e também, as teorias que a subsidiaram, finalizando com as situações didáticas vivenciadas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.305kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Transposição didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Divisibilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prova matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
Título: dc.title | DIVISIBILIDADE NOS NÚMEROS NATURAIS: UM TRATAMENTO INDUTIVO PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, teoria dos números | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons