Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Amanda de Oliveira Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada Meireles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T12:00:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T12:00:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564026 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Guia Didático de Ciências é um produto educacional resultante de um estudo científico desenvolvido durante 2016 e 2017, durante a realização do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. A proposta é baseada na construção de memórias sobre a produção de mel no município de Guaçuí́, e entorno da cidade, localizado no Estado do Espírito Santo, a partir de entrevistas com produtores de mel, visitas aos locais de produção, fotografias e filmagens dos locais visitados. A intervenção pedagógica se inseriu na perspectiva da pedagogia de projetos, a ser desenvolvida extraclasse com o professor pesquisador responsável pelo projeto, a fim de trabalhar conteúdos interdisciplinares e transdisciplinares de ciências da natureza, educação ambiental e saúde. Participaram do projeto de extensão escolar 11 estudantes do ensino médio, com adesão voluntária, selecionados por meio de edital interno, buscando o aprofundamento de temas sociocientíficos, socioeconômicos, sociopolíticos, socioambientais, socioculturais e sociotecnológicos que permeiam a produção artesanal de mel. Os aspectos da perspectiva dos estudos CTS/CTSA para alcançar uma alfabetização científica, a partir do uso de temas sociocientíficos, foram analisados com base em Sasseron e Carvalho (2008), Aikenhead (2009), Santos e Auler (2011) e Latour e Woolgar. Os aspectos da abordagem Temática Freiriana (ATF) foram baseados em Freire (2005), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e, posteriormente, Solino e Gehlen (2014). As intervenções foram realizadas na sala de aula e em um dos arranjos produtivos de mel localizado em Santo Antônio, na cidade de Guaçuí-ES. Após as visitas, foram realizadas rodas de conversas sobre as experiências durante o projeto escolar e sobre as entrevistas realizadas com os apicultores, nutricionista e professor de química. Este guia didático apresenta de forma resumida a prática pedagógica desenvolvida com estudantes do ensino médio no município de Guaçuí-ES, abordando temáticas de produção artesanal de mel e a relação destas sociocientíficos, socioeconômicos, sociopolíticos, socioambientais, socioculturais e sociotecnológicos. Todas atividades, textos, dinâmicas, roteiros e experimentos utilizados no projeto “GuaMel” estão incluídos neste guia, ressaltando-se o potencial pedagógico, social, ambiental, cultural e científico de cada tópico abordado, auxiliando na escolha do professor ao planejar suas aulas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.130kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos CTS/CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de mel | pt_BR |
Título: dc.title | PROJETO ESCOLAR "GUAMEL": EDUCAÇÃO CTS/CTSA A PARTIR DE DIÁLOGOS ALÉM DA SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons