Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BADKE, Wanessa Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Alex Jordane de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T12:15:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T12:15:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564021 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caros colegas, este produto educativo é fruto de uma pesquisa de mestrado apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática – EDUCIMAT- sob a orientação do professor Alex Jordane. O material se destina a todos os professores que se encontram em processo inicial, contínuo e inacabado de formação que buscam refletir sobre a sua prática a respeito do uso de Tecnologias Digitais na Educação Matemática. O objetivo desse produto é compartilhar as oficinas desenvolvidas, e suas reflexões, na pesquisa “MOBILIZAÇÃO DE SABERES DE LICENCIANDOS AO UTILIZAREM O GEOGEBRA” cujo foco foi analisar e discutir a mobilização de saberes de licenciandos que cursaram a disciplina Informática na Educação Matemática do curso de Licenciatura em Matemática ao utilizarem o software GeoGebra com uma abordagem construcionista. Acreditamos que este movimento pode contribuir, considerando as especificidades, em outros momentos formativos de professores de Matemática. Apesar deste foco no processo formativo de professores da disciplina, as duas últimas oficinas podem, também, servir de base para o trabalho dos professores em suas aulas de Matemática na Educação Básica. Trazemos recortes da investigação desenvolvida a fim de levantar questões que permeiam o uso de Tecnologias Digitais na Educação Matemática – TDEM. Também apresentaremos três propostas de oficinas que foram realizadas no processo de formação de licenciandos do 2º período da licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo – Ifes. Vamos começar apresentando algumas ideias iniciais sobre o uso das TDEM. Na sequência apresentaremos algumas oficinas que podem ajudar professores a pensarem o uso de TDEM concomitante à apresentação do GeoGebra, software que dará suporte às oficinas. Em alguns momentos iremos trazer sugestões aos leitores, tanto em relação às atividades quanto em relação a espaços que podem ajudar no aprofundamento e na ampliação das atividades. Esperamos que este produto promova para os professores e professoras de matemática da educação básica discussões e reflexões a respeito do uso das TDEM. Contribuindo na produção de conhecimentos e pontos de vistas sobre este tema que, a cada dia, está mais presente no meio educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.928kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria dinâmica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Título: dc.title | TECNOLOGIAS DIGITAIS: O GEOGEBRA NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons