TECNOLOGIAS DIGITAIS: O GEOGEBRA NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBADKE, Wanessa Coelho-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Alex Jordane de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T12:15:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T12:15:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-04-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564021-
Resumo: dc.description.abstractCaros colegas, este produto educativo é fruto de uma pesquisa de mestrado apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática – EDUCIMAT- sob a orientação do professor Alex Jordane. O material se destina a todos os professores que se encontram em processo inicial, contínuo e inacabado de formação que buscam refletir sobre a sua prática a respeito do uso de Tecnologias Digitais na Educação Matemática. O objetivo desse produto é compartilhar as oficinas desenvolvidas, e suas reflexões, na pesquisa “MOBILIZAÇÃO DE SABERES DE LICENCIANDOS AO UTILIZAREM O GEOGEBRA” cujo foco foi analisar e discutir a mobilização de saberes de licenciandos que cursaram a disciplina Informática na Educação Matemática do curso de Licenciatura em Matemática ao utilizarem o software GeoGebra com uma abordagem construcionista. Acreditamos que este movimento pode contribuir, considerando as especificidades, em outros momentos formativos de professores de Matemática. Apesar deste foco no processo formativo de professores da disciplina, as duas últimas oficinas podem, também, servir de base para o trabalho dos professores em suas aulas de Matemática na Educação Básica. Trazemos recortes da investigação desenvolvida a fim de levantar questões que permeiam o uso de Tecnologias Digitais na Educação Matemática – TDEM. Também apresentaremos três propostas de oficinas que foram realizadas no processo de formação de licenciandos do 2º período da licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo – Ifes. Vamos começar apresentando algumas ideias iniciais sobre o uso das TDEM. Na sequência apresentaremos algumas oficinas que podem ajudar professores a pensarem o uso de TDEM concomitante à apresentação do GeoGebra, software que dará suporte às oficinas. Em alguns momentos iremos trazer sugestões aos leitores, tanto em relação às atividades quanto em relação a espaços que podem ajudar no aprofundamento e na ampliação das atividades. Esperamos que este produto promova para os professores e professoras de matemática da educação básica discussões e reflexões a respeito do uso das TDEM. Contribuindo na produção de conhecimentos e pontos de vistas sobre este tema que, a cada dia, está mais presente no meio educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.928kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Título: dc.titleTECNOLOGIAS DIGITAIS: O GEOGEBRA NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons