COMPLEX: APRENDIZAGEM DE NÚMEROS COMPLEXOS APLICADA À ELETRICIDADE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Nilson Alves da-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-06T11:04:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-06T11:04:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-05-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564019-
Resumo: dc.description.abstractAo longo da experiência do primeiro autor de 26 anos de ensino em cursos técnicos profissionalizantes e na Engenharia Elétrica, na disciplina de circuitos elétricos em corrente alternada, observei as limitações dos alunos na compreensão do conteúdo, pelo fato de que esse conteúdo depende diretamente do domínio e compreensão de números complexos. Geralmente, como alternativa, recorria diretamente ao uso da calculadora científica que transformam as coordenadas retangulares dos números complexos em valores descritos na forma de um vetor com um ângulo, ou seja, a forma polar e vice-versa. O Complex , como produto educacional de uma investigação científica, foi elaborado para promover a compreensão e o domínio das operações com números complexos visando uma apropriação do conteúdo de circuitos elétricos em corrente alternada. Nesse guia apresento como utilizar o Complex por meio da resolução de alguns problemas tendo como suporte teórico as Situações Didáticas de Brousseau e, suporte metodológico a Engenharia Didática de M. Artigue. Em outras palavras, pretende-se que esse instrumento didático favoreça a produção de significados sobre números complexos pelos alunos. Assim, o guia didático objetiva, principalmente, auxiliar professores de matemática e de eletricidade com informações úteis sobre como utilizar o Complex aplicado às práticas pedagógicas, de modo a possibilitar a compreensão do significado do uso dos Números Complexos na aprendizagem de eletricidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.241kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros complexospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSituação didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEletricidadept_BR
Título: dc.titleCOMPLEX: APRENDIZAGEM DE NÚMEROS COMPLEXOS APLICADA À ELETRICIDADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons