Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Nilson Alves da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-06T11:04:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-06T11:04:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564019 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao longo da experiência do primeiro autor de 26 anos de ensino em cursos técnicos profissionalizantes e na Engenharia Elétrica, na disciplina de circuitos elétricos em corrente alternada, observei as limitações dos alunos na compreensão do conteúdo, pelo fato de que esse conteúdo depende diretamente do domínio e compreensão de números complexos. Geralmente, como alternativa, recorria diretamente ao uso da calculadora científica que transformam as coordenadas retangulares dos números complexos em valores descritos na forma de um vetor com um ângulo, ou seja, a forma polar e vice-versa. O Complex , como produto educacional de uma investigação científica, foi elaborado para promover a compreensão e o domínio das operações com números complexos visando uma apropriação do conteúdo de circuitos elétricos em corrente alternada. Nesse guia apresento como utilizar o Complex por meio da resolução de alguns problemas tendo como suporte teórico as Situações Didáticas de Brousseau e, suporte metodológico a Engenharia Didática de M. Artigue. Em outras palavras, pretende-se que esse instrumento didático favoreça a produção de significados sobre números complexos pelos alunos. Assim, o guia didático objetiva, principalmente, auxiliar professores de matemática e de eletricidade com informações úteis sobre como utilizar o Complex aplicado às práticas pedagógicas, de modo a possibilitar a compreensão do significado do uso dos Números Complexos na aprendizagem de eletricidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.241kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Números complexos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Situação didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | pt_BR |
Título: dc.title | COMPLEX: APRENDIZAGEM DE NÚMEROS COMPLEXOS APLICADA À ELETRICIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons