TÓPICO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NUMA TURMA DE EJA ENSINO MÉDIO: O CÁLCULO DA DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOURES, Marcela Andrade Martins-
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO, Antonio Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-05T21:36:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-05T21:36:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-10-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564017-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático é resultado da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que investigou a utilização de aspectos históricos e culturais dos sujeitos participantes como contribuição ao processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, com ênfase em alguns conceitos de Geometria Analítica. A pesquisa intitulada: A utilização dos saberes culturais como contribuição para o ensino e a aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica em uma turma de EJA foi desenvolvida em uma escola pública do município de Colatina, localizado no interior do Estado do Espírito Santo. A escolha pela modalidade de ensino direcionada aos sujeitos jovens e adultos perpassa pela visão de educação como um direito de todos ao longo de toda a vida. Em uma abordagem histórico-cultural, acreditamos que a valorização dos saberes e vivências dos sujeitos contribuem com o processo de ensino e aprendizagem. Como conteúdo matemático, selecionou-se a Geometria Analítica para, assim, demarcar a visibilização desse conteúdo que, ao longo da trajetória escolar, vem sendo pouco explorado. Pretende-se com esse propósito ressaltar a importância desse conteúdo para o desenvolvimento do pensamento algébrico e geométrico dos alunos. Nessa perspectiva, apresentamos o resultado da pesquisa desenvolvida com base na elaboração/aplicação das atividades apresentadas neste Guia Didático de Matemática. Estas se direcionam para a Educação de Jovens e Adultos, e propõem o ensino de alguns conceitos de Geometria com uma abordagem histórico-cultural. Sugere-se que, em uma perspectiva histórico-cultural, esta proposta seja adaptada à realidade em que for utilizada, para que assim tenha significado para os sujeitos. Acreditamos que este Guia de Didático pode contribuir com a prática docente dos professores de Matemática, e almejamos que a leitura incentive, bem como se torne geradora de novas ideias e inspiração para o trabalho no dia a dia da sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.444kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeometria analíticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geometria analíticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleTÓPICO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NUMA TURMA DE EJA ENSINO MÉDIO: O CÁLCULO DA DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, geometria analíticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons