Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOURES, Marcela Andrade Martins | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PINTO, Antonio Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-05T21:36:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-05T21:36:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-08-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564017 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático é resultado da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que investigou a utilização de aspectos históricos e culturais dos sujeitos participantes como contribuição ao processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, com ênfase em alguns conceitos de Geometria Analítica. A pesquisa intitulada: A utilização dos saberes culturais como contribuição para o ensino e a aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica em uma turma de EJA foi desenvolvida em uma escola pública do município de Colatina, localizado no interior do Estado do Espírito Santo. A escolha pela modalidade de ensino direcionada aos sujeitos jovens e adultos perpassa pela visão de educação como um direito de todos ao longo de toda a vida. Em uma abordagem histórico-cultural, acreditamos que a valorização dos saberes e vivências dos sujeitos contribuem com o processo de ensino e aprendizagem. Como conteúdo matemático, selecionou-se a Geometria Analítica para, assim, demarcar a visibilização desse conteúdo que, ao longo da trajetória escolar, vem sendo pouco explorado. Pretende-se com esse propósito ressaltar a importância desse conteúdo para o desenvolvimento do pensamento algébrico e geométrico dos alunos. Nessa perspectiva, apresentamos o resultado da pesquisa desenvolvida com base na elaboração/aplicação das atividades apresentadas neste Guia Didático de Matemática. Estas se direcionam para a Educação de Jovens e Adultos, e propõem o ensino de alguns conceitos de Geometria com uma abordagem histórico-cultural. Sugere-se que, em uma perspectiva histórico-cultural, esta proposta seja adaptada à realidade em que for utilizada, para que assim tenha significado para os sujeitos. Acreditamos que este Guia de Didático pode contribuir com a prática docente dos professores de Matemática, e almejamos que a leitura incentive, bem como se torne geradora de novas ideias e inspiração para o trabalho no dia a dia da sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.444kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria analítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de geometria analítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | TÓPICO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NUMA TURMA DE EJA ENSINO MÉDIO: O CÁLCULO DA DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, geometria analítica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons