CONHECENDO O RIO PARDO: GUIA DIDÁTICO PARA AULAS DE CAMPO PERCORRENDO O PRINCIPAL CORPO HÍDRICO DE IBATIBA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorINGLEZ, Ítalo Severo Sans-
Autor(es): dc.contributor.authorSGARBI, Antonio Donizetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-03T12:10:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-03T12:10:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-05-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563935-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático é o produto educacional da dissertação intitulada "Aulas de campo como estratégia de integração entre espaços educativos não formais e escola: o rio Pardo como local para se desenvolver uma Educação Ambiental", cujo objetivo é apresentar as potencialidades da realidade local de Ibatiba, afim de efetuar uma educação a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Consideramos que essa proposta pode ser útil aos que querem desenvolver temas, como, por exemplo, a Educação Ambiental, sendo trabalhada com diversas disciplinas onde os educandos partam da realidade e voltem de forma modificada a ela, para atuarem em vista da transformação, como é a proposta de Saviani (1997) na PHC. A pesquisa que embasou o guia foi composta por um estudo bibliográfico e por aulas de campo com os discentes de 1°, 2°, 3° e 4° anos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do Campus Ibatiba, tanto do curso técnico em Meio Ambiente, quanto do técnico em Florestas, ambos integrados ao ensino médio que participaram do projeto "Mapeamento da pressão urbana sobre o rio Pardo na cidade de Ibatiba (ES)", no qual todas as etapas dessas aulas (pré-campo, campo e pós-campo) foram desenvolvidas à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e com um viés mais relacionado à Educação Ambiental. O referido município de Ibatiba possui diversas características e localidades que podem ser explorados para realização de aulas de campo, levando discentes a terem uma interação com o meio socioambiental em que vivem, dando a eles uma sensação de pertencimento a esse território tão pouco explorado. Além disso, o fato do docente provocar essa interação, tirando o estudante da sala de aula e levá-lo a ter contato com a realidade, com os problemas que por eles são estudados por meio de livros didáticos, é essencial para um desenvolvimento de uma criticidade necessária a todos os cidadãos, já que o contato com tal realidade é capaz de promover um pensamento mais questionador e de proporcionar uma vontade de transformação do status quo. Em relação a isso, foram utilizados, como principais referenciais, os teóricos Corrêa Filho (2015), o qual serviu de base para estruturação das aulas de campo, e Jacobucci (2008), o qual foi empregado para fundamentar os espaços de educação não formais. Ibatiba foi fundada no dia 7 de novembro de 1981, quando conquistou sua emancipação política e administrativa da cidade de Iúna, transformando-se um novo município do Estado do Espírito Santo. Ele fica localizado a sudoeste do território espírito-santense, possuindo uma economia voltada para o cultivo do café. Além disso, esse município é formado geomorfologicamente pela unidade dos Maciços do Caparaó I, Maciços do Caparaó II e Patamares Escalonados do Sul Capixaba, tendo o clima predominante o tropical de altitude. Neste contexto, o rio Pardo foi escolhido como espaço de educação não formal, devido ao seu potencial educativo de proporcionar ao professor a realização de aulas de campo, abordando a Educação Ambiental, a urbanização, os problemas agrários e sociais, as características geomorfológicas, a economia, enfim, todos os temas integrantes do componente curricular de todos os cursos e de diversas disciplinas. Ao longo do seu trajeto pelo município de Ibatiba, esse corpo hídrico promove diversas discussões, observações e até possíveis intervenções práticas. A proposta do presente texto é apresentar o trecho do rio Pardo (com suas potencialidades, belezas, riquezas e contradições), onde se instalou a comunidade que hoje é o município de Ibatiba, sua realidade enquanto ponto referencial, espaço educativo, ou um artefato pedagógico para realização de aulas de campo abordando diversos temas, englobando uma variedade de disciplinas, envolvendo também a Educação Ambiental de estudantes do próprio município. Tomando a terminologia da hidrologia, dividimos o texto em três pontos: 1) montante do rio Pardo, ou seja, toda parte acima, de onde se encontra a nascente e também seus afluentes, bem como pessoas que habitam e/ou trabalham perto de sua margem 2) bairro Centro, onde se encontra a maior concentração da população que mora e/ou trabalha às margens do rio Pardo em Ibatiba; e 3) jusante, isto é, o lado da foz. Aliás, esse termo tem origem na palavra latina "jusum" cujo significado é vazante. Escolhemos estes três pontos pelo potencial que eles têm para a educação na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, a qual parte da realidade social, objetivando fazer com que o educando volte à realidade de forma modificada, depois de vivenciar os momentos da problematização, de instrumentalização e de catarse. Assim, deixamos aqui esta contribuição destinada aos educadores que concebem a educação como o processo de reprodução social que possui a função de construir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelos homens (SAVIANI, 1997). Porém, a fim de construí-la em cada um, é preciso que sejam internalizadas as produções humanas que foram sistematizadas e da qual hoje fazemos parte. Aliás, um exemplo dessas produções é a cidade de Ibatiba, em especial, para quem nela vive, relaciona-se, trabalha, transformando-se e transformando a natureza e o mundo (CHISTÉ; SGARBI, 2015, p. 96).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.388kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAulas de campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação cidadãpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de educação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransformação da sociedadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Título: dc.titleCONHECENDO O RIO PARDO: GUIA DIDÁTICO PARA AULAS DE CAMPO PERCORRENDO O PRINCIPAL CORPO HÍDRICO DE IBATIBApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversaispt_BR
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