SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA: “ADULTERAÇÃO DO LEITE”

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFlorentino, Carla Patricia Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda Jr, Pedro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T18:13:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T18:13:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-24-
identificador: dc.identifier.otherCarla Araujo Floretino_2017_Produto Educacional_IFSPpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563924-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho constitui o Produto Educacional obtido da dissertação de mestrado intitulada “Análise de uma Sequência de Ensino Investigativa no Ensino de Química Realizada com um Grupo de Estudantes Surdos”, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de São Paulo – IFSP. A pesquisa teve seu embasamento teórico nos estudos sobre o ensino por investigação e, a partir deste referencial, analisamos o potencial de uma sequência de ensino investigativa (SEI) no ensino da Química, desenvolvida junto a um grupo de estudantes surdos em uma perspectiva bilíngue, considerando a Libras como a primeira língua do surdo (L1). A SEI foi realizada em três etapas (I, II, III) distribuídas em 8 aulas. Partindo dos resultados obtidos na pesquisa elaboramos este Produto que apresentamos aos professores, relatando o desenvolvimento da SEI com um grupo de estudantes surdos do 2° ano do Ensino Médio de uma escola com a proposta bilíngue para surdos, situada na região leste da cidade de São Paulo. Nosso objetivo com o presente produto é oferecer uma contribuição aos professores de Química do Ensino Médio relatando a nossa experiência e apresentando sugestões de atividades que envolvam o ensino de química e o ensino por investigação. A pesquisa revelou que a temática abordada na SEI “adulteração do leite” para investigação de uma situação problema motivou os estudantes, possibilitando uma postura participativa envolvente, propiciando a formação de um cidadão crítico e argumentativo na resolução de problemas. Os resultados apresentados aqui foram considerados significativos para a aprendizagem dos estudantes. Este produto traz possibilidades acerca do conhecimento químico na educação de surdos em uma perspectiva bilíngue. No entanto, espera-se que trabalhos futuros ampliem essa discussão, uma vez que ainda são escassos estudos que abordam a temática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent409KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsequência de ensino investigativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectadulteração do leitept_BR
Palavras-chave: dc.subjectestudantes surdospt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA: “ADULTERAÇÃO DO LEITE”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
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