Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Florentino, Carla Patricia Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda Jr, Pedro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T18:13:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T18:13:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Carla Araujo Floretino_2017_Produto Educacional_IFSP | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563924 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho constitui o Produto Educacional obtido da dissertação de mestrado intitulada “Análise de uma Sequência de Ensino Investigativa no Ensino de Química Realizada com um Grupo de Estudantes Surdos”, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de São Paulo – IFSP. A pesquisa teve seu embasamento teórico nos estudos sobre o ensino por investigação e, a partir deste referencial, analisamos o potencial de uma sequência de ensino investigativa (SEI) no ensino da Química, desenvolvida junto a um grupo de estudantes surdos em uma perspectiva bilíngue, considerando a Libras como a primeira língua do surdo (L1). A SEI foi realizada em três etapas (I, II, III) distribuídas em 8 aulas. Partindo dos resultados obtidos na pesquisa elaboramos este Produto que apresentamos aos professores, relatando o desenvolvimento da SEI com um grupo de estudantes surdos do 2° ano do Ensino Médio de uma escola com a proposta bilíngue para surdos, situada na região leste da cidade de São Paulo. Nosso objetivo com o presente produto é oferecer uma contribuição aos professores de Química do Ensino Médio relatando a nossa experiência e apresentando sugestões de atividades que envolvam o ensino de química e o ensino por investigação. A pesquisa revelou que a temática abordada na SEI “adulteração do leite” para investigação de uma situação problema motivou os estudantes, possibilitando uma postura participativa envolvente, propiciando a formação de um cidadão crítico e argumentativo na resolução de problemas. Os resultados apresentados aqui foram considerados significativos para a aprendizagem dos estudantes. Este produto traz possibilidades acerca do conhecimento químico na educação de surdos em uma perspectiva bilíngue. No entanto, espera-se que trabalhos futuros ampliem essa discussão, uma vez que ainda são escassos estudos que abordam a temática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 409KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | sequência de ensino investigativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | adulteração do leite | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | estudantes surdos | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA: “ADULTERAÇÃO DO LEITE” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Carla Araujo Floretino_2017_Produto Educacional_IFSP.pdf | 408,34 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/563924/2/Carla Araujo Floretino_2017_Produto Educacional_IFSP.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons