Proposta didática: O ensino de noções de cálculo diferencial e integral por meio da aprendizagem baseada em problemas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Débora Vieira-
Autor(es): dc.contributor.authorFonseca, Rogério Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T16:58:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T16:58:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-14-
identificador: dc.identifier.otherDebora_Souza_2016_Produto_Educacional_IFSPpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/563894-
Resumo: dc.description.abstractA partir de nossos estudos vinculados à dissertação do curso de Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo, apresentamos este material, considerando-o como o produto final da nossa pesquisa. Sua elaboração apresenta sugestões de problemas contextualizados, reais ou realísticos, ligados às possíveis atuações profissionais de estudantes (de determinados cursos de graduação). Enfocamos que o caráter desses problemas é de fim aberto e mal estruturado e contemplam o estudo de noções de Cálculo Diferencial e Integral, adotando como princípio norteador a Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Este material é direcionado ao docente que tenha interesse em trabalhar com uma metodologia de ensino ativa e diferenciada, no caso, o PBL, o qual está associado ao desenvolvimento de competências conceituais e profissionais dos estudantes. Sugerimos também a leitura da dissertação na íntegra. Apresentamos quatro problemas no formato do PBL. E desse total, dois deles possuem alguns estudos de apoio como complementação, os quais, assim como os problemas em si, podem ser adaptados conforme a realidade dos cursos ao qual estão vinculados (além da experiência de trabalho proveniente de cada tutor/professor). Produto Educacional apresentado como requisito à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo. Defesa realizada em 14/03/2016.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent723KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProposta didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcálculo diferencialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem baseada em problemaspt_BR
Título: dc.titleProposta didática: O ensino de noções de cálculo diferencial e integral por meio da aprendizagem baseada em problemaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons