Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, Thalita Quinto Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Mirian do Amaral Jonis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-30T11:34:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-30T11:34:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561424 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao construir esse Guia Didático visamos compartilhar uma experiência de ensino de ciências fruto de um estudo de caso de um projeto de pesquisa em uma escola pública, almejando contribuir para desenvolvimento das atividades escolares e desenvolvimento do pensamento científico. A investigação realizada se caracterizou como qualitativa, que, segundo Moreira e Caleffe (2008, p. 73) “ [...] explora as características dos indivíduos e cenários que não podem ser facilmente descritos numericamente[...]”, de cunho descritivo, pois visou descrever as características de determinada população, configurando metodologicamente com um estudo de caso, que é uma forma de pesquisa amplamente usada em diversas áreas, propondo como produto educacional da investigação um norteamento de como trabalhar atividades investigativas em projetos de trabalho colaborativos. Esse instrumento baseou-se nas contribuições teóricas de Carvalho (2006, 2011, 2013). A escolha da metodologia justifica-se pelo foco na investigação, que se mostra fértil na provocação de situações argumentativas. Possibilitando assim a argumentação no aluno, que pode ser considerada um dos elementos cruciais no processo de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, expectamos que, ao fazer uso deste Guia Didático, os docentes possam nortear as suas ações pedagógicas em projetos de trabalho colaborativos de cunho investigativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.091kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Investigativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos de trabalho colaborativos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | DESENVOLVENDO ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM PROJETOS COLABORATIVOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons