Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CERQUEIRA, Yolanda Pinto dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Sandra Aparecida Fraga da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CÔCO, Dilza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T13:34:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T13:34:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561403 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro surge a partir de uma formação continuada com professores dos anos iniciais, em forma de curso de extensão ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, com apoio do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática - Grupem. Essa formação continuada é parte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat, intitulada “Multiplicação e divisão e formação continuada de professores dos anos iniciais: aprendizagens no coletivo” (CERQUEIRA, 2019) que foi desenvolvida no segundo semestre de 2017. Dentro das aprendizagens da disciplina de Matemática nos anos iniciais, o que fica mais evidenciado nas turmas dos anos iniciais são as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). A esses conhecimentos, o professor dedica grande período do seu planejamento e de suas aulas, tentando proporcionar ao aluno a sistematização dos procedimentos que compreendem a resolução de cada operação, que ocorre muitas vezes de forma fragmentada, desconsiderando a relação indissociável estas operações. Dentro dessa temática, as operações de multiplicação e divisão são as que mais geram insegurança no docente e, consequentemente, no discente, por apresentar um maior estímulo a interpretação, abstração e procedimento. A partir destes indícios, surgiu a necessidade de promover uma formação continuada para professores que ensinam matemática nos anos iniciais com os conteúdos de multiplicação e divisão. O livro, assim, objetiva sistematizar as ideias e momentos vivenciados durante o curso de extensão na intenção de contribuir para outras iniciativas que procurem promover a melhora da qualidade de ensino matemático. Pensamos que socializar a perspectiva teórica que norteou o planejamento da formação continuada, as tarefas desenvolvidas e as propostas discutidas coletivamente, são uma tentativa de colaborar com outras iniciativas que perpassam pelos mesmos desafios apontados pela pesquisa. De acordo com os nossos pressupostos teóricos, evidenciamos durante o curso de extensão o processo lógicohistórico dos conceitos de multiplicação e divisão, nos seus primórdios e seu movimento até chegarmos ao que encontramos na Educação Matemática atual. Isso foi importante porque o grupo pode perceber a amplitude envolvida nas ideias de multiplicação e divisão, e que também, essas ideias não possuem um único caminho para resolução, o que gerou inúmeras novas possibilidades de compreensão e resolução de situações cotidianos que os professores encontram em suas salas de aula. Com isso, as participantes da formação continuada adquiriram mais experiências e segurança perante as situações que podemos identificar os conceitos de multiplicação e divisão inseridas. O curso está inserido na perspectiva histórico-cultural, assim, psicologicamente, considera que os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem irão se apropriar do processo histórico e cultural já vivenciado pela sua espécie interagindo com seus pares e com o meio, transformando a si e o que o cerca. Diante disso, evidenciamos durante o curso discussões coletivas, nas quais as professoras narravam e refletiam sobre suas ideias e suas práticas, sobre o desenvolvimento de suas aulas com as tarefas propostas no curso de extensão e sobre sua avaliação desse movimento de mudança durante e após as teorias estudadas. Acreditamos que este material possa ajudar outros professores que ensinam matemática nos anos iniciais, com diferentes ações e sugestões no ensino da multiplicação e divisão, promovendo novas possibilidades de práticas no seu trabalho com os alunos em sala de aula. Salientamos que este livro é o produto educacional de uma dissertação de mestrado, e que aponta sugestões para docentes que por meio da perspectiva Histórico-Cultural tem a necessidade de melhorar a qualidade do seu trabalho de ensino de multiplicação e divisão, ou seja, a intenção não é que este seja reproduzido igualmente ao que foi desenvolvido durante a pesquisa, e sim que seja uma fonte de informação e novas ideias para potencializar a aprendizagem de nossos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.500kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores dos anos iniciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multiplicação e divisão | pt_BR |
Título: dc.title | AÇÕES ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons