AÇÕES ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCERQUEIRA, Yolanda Pinto dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Sandra Aparecida Fraga da-
Autor(es): dc.contributor.authorCÔCO, Dilza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T13:34:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T13:34:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-19-
identificador: dc.identifier.otherLivro Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561403-
Resumo: dc.description.abstractEste livro surge a partir de uma formação continuada com professores dos anos iniciais, em forma de curso de extensão ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, com apoio do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática - Grupem. Essa formação continuada é parte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat, intitulada “Multiplicação e divisão e formação continuada de professores dos anos iniciais: aprendizagens no coletivo” (CERQUEIRA, 2019) que foi desenvolvida no segundo semestre de 2017. Dentro das aprendizagens da disciplina de Matemática nos anos iniciais, o que fica mais evidenciado nas turmas dos anos iniciais são as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão). A esses conhecimentos, o professor dedica grande período do seu planejamento e de suas aulas, tentando proporcionar ao aluno a sistematização dos procedimentos que compreendem a resolução de cada operação, que ocorre muitas vezes de forma fragmentada, desconsiderando a relação indissociável estas operações. Dentro dessa temática, as operações de multiplicação e divisão são as que mais geram insegurança no docente e, consequentemente, no discente, por apresentar um maior estímulo a interpretação, abstração e procedimento. A partir destes indícios, surgiu a necessidade de promover uma formação continuada para professores que ensinam matemática nos anos iniciais com os conteúdos de multiplicação e divisão. O livro, assim, objetiva sistematizar as ideias e momentos vivenciados durante o curso de extensão na intenção de contribuir para outras iniciativas que procurem promover a melhora da qualidade de ensino matemático. Pensamos que socializar a perspectiva teórica que norteou o planejamento da formação continuada, as tarefas desenvolvidas e as propostas discutidas coletivamente, são uma tentativa de colaborar com outras iniciativas que perpassam pelos mesmos desafios apontados pela pesquisa. De acordo com os nossos pressupostos teóricos, evidenciamos durante o curso de extensão o processo lógicohistórico dos conceitos de multiplicação e divisão, nos seus primórdios e seu movimento até chegarmos ao que encontramos na Educação Matemática atual. Isso foi importante porque o grupo pode perceber a amplitude envolvida nas ideias de multiplicação e divisão, e que também, essas ideias não possuem um único caminho para resolução, o que gerou inúmeras novas possibilidades de compreensão e resolução de situações cotidianos que os professores encontram em suas salas de aula. Com isso, as participantes da formação continuada adquiriram mais experiências e segurança perante as situações que podemos identificar os conceitos de multiplicação e divisão inseridas. O curso está inserido na perspectiva histórico-cultural, assim, psicologicamente, considera que os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem irão se apropriar do processo histórico e cultural já vivenciado pela sua espécie interagindo com seus pares e com o meio, transformando a si e o que o cerca. Diante disso, evidenciamos durante o curso discussões coletivas, nas quais as professoras narravam e refletiam sobre suas ideias e suas práticas, sobre o desenvolvimento de suas aulas com as tarefas propostas no curso de extensão e sobre sua avaliação desse movimento de mudança durante e após as teorias estudadas. Acreditamos que este material possa ajudar outros professores que ensinam matemática nos anos iniciais, com diferentes ações e sugestões no ensino da multiplicação e divisão, promovendo novas possibilidades de práticas no seu trabalho com os alunos em sala de aula. Salientamos que este livro é o produto educacional de uma dissertação de mestrado, e que aponta sugestões para docentes que por meio da perspectiva Histórico-Cultural tem a necessidade de melhorar a qualidade do seu trabalho de ensino de multiplicação e divisão, ou seja, a intenção não é que este seja reproduzido igualmente ao que foi desenvolvido durante a pesquisa, e sim que seja uma fonte de informação e novas ideias para potencializar a aprendizagem de nossos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.500kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores dos anos iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultiplicação e divisãopt_BR
Título: dc.titleAÇÕES ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemáticapt_BR
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