CINECLUBE ESCOLAR: UMA PEDAGOGIA DE PROJETO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAMORIM, Nádia Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, Sidnei Quezada Meireles-
Autor(es): dc.contributor.authorTERRA, Vilma Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T13:27:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T13:27:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-08-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561402-
Resumo: dc.description.abstractDesenvolvemos uma pesquisa em Educação em Ciências em uma Escola Pública de Ensino Médio do Espírito Santo durante o ano de 2012. Focamos nosso estudo nos aspectos pedagógicos de um projeto de Cineclube Escolar desenvolvido por uma equipe formada por cinco alunos do Ensino Médio, monitorados por um aluno de um curso superior, sob a orientação de dois professores e pesquisadores da Educação em Ciências da Natureza. Esse projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo e teve duração de 12 meses. Para trabalhar temas complexos surgiu, então, a ideia de realizar um projeto extraclasse para promover a articulação entre Educação Científica e Cultura com a implantação de uma metodologia alternativa para o ensino de Ciências, com uma perspectiva interdisciplinar. Acreditamos que, ao proporcionar experiências lúdicas aos alunos de Ensino Médio, de debater sobre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, de alguma forma estamos contribuindo com a inovação do ensino de Ciências, formando pessoas críticas, ativas na sociedade, com seus paradigmas renovados e possuindo uma visão de mundo ampliada. Como resultado dessa pesquisa, elaboramos esse Guia Didático de Ciências que propõe uma prática pedagógica interdisciplinar complementar ao ensino regular de Ciências, Química, Física ou Ciências Biológicas. Essa proposta convida aos professores de Ciências da Natureza a dialogarem com outras Ciências, em especial, com a área das Humanidades, a Filosofia, a Sociologia, a História, as Linguagens e as Artes. Embora a proposta tenha nascido no Ensino Médio, acreditamos que esse projeto também poderá ser desenvolvimento no Ensino Fundamental. Não se trata do caminho, mas de uma proposta de material didático para o professor da Educação Básica. Esse Guia aborda o desenvolvimento de um Cineclube Escolar como pedagogia de projetos, destinado ao professor das Ciências da Natureza da Educação Básica. O objetivo principal deste material é oportunizar ao professor o desenvolvimento de um projeto pedagógico além da sala de aula, como uma extensão escolar, propiciando a popularização da Ciência.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.351kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCineclube escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ctspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ctsapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjetos escolarespt_BR
Título: dc.titleCINECLUBE ESCOLAR: UMA PEDAGOGIA DE PROJETO NO ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, práticas pedagógicas interdisciplinarespt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons