PUBLICAÇÕES DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM VÍDEOS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS JUNIOR, Clovis Lisboa dos-
Autor(es): dc.contributor.authorTHIENGO, Edmar Reis-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Sandra Aparecida Fraga da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T13:02:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T13:02:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-13-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561396-
Resumo: dc.description.abstractO guia didático “Publicações de História da Matemática em vídeos didáticos: uma abordagem no Ensino Médio” é uma proposta constituída a partir das necessidades pontuadas pelos docentes da educação básica que ministram a disciplina matemática no Ensino Médio em escolas da rede estadual de ensino, no município de Teixeira de Freitas, Bahia. As informações que orientaram as tomadas decisões para a elaboração dessa produção foram extraídas e formalizadas durante o desenvolvimento da pesquisa de mestrado realizada no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, no campus/Vitória, intitulada “História da Matemática no processo educativo: um desenho da prática docente em Teixeira de Freitas, Bahia”, sob a orientação do Prof. Dr. Edmar Reis Thiengo e da coorientadora Profa. Dra. Sandra Aparecida Fraga da Silva. A pesquisa propôs discutir possíveis práticas docentes quanto à utilização da História da Matemática no processo de ensino nas escolas públicas da rede estadual do município de Teixeira de Freitas, Bahia, no Ensino Médio. As investigações direcionaram nossa atenção para o fato do professor de matemática ter um posicionamento favorável em relação ao uso da História da Matemática como metodologia de ensino, mas a falta de ações que contemple esta estratégia de ensino em sua prática é marcada pelo pouco conhecimento do docente sobre essa área de pesquisa da Educação Matemática. Envolvido nessa perspectiva, o autor propõe para esta obra um guia didático de publicações que busca a divulgação e utilização de algumas sugestões de atividades investigativas, realizadas por meio de vídeos didáticos de curta duração e que abordam a História da Matemática como estratégia de ensino. Além disso, são sugeridas como leitura as referências utilizadas para a composição destas abordagens.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.217kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVídeos didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVídeos pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em matemáticapt_BR
Título: dc.titlePUBLICAÇÕES DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM VÍDEOS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, história da matemática, informática na educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons