Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS JUNIOR, Clovis Lisboa dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | THIENGO, Edmar Reis | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Sandra Aparecida Fraga da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T13:02:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T13:02:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-05-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561396 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O guia didático “Publicações de História da Matemática em vídeos didáticos: uma abordagem no Ensino Médio” é uma proposta constituída a partir das necessidades pontuadas pelos docentes da educação básica que ministram a disciplina matemática no Ensino Médio em escolas da rede estadual de ensino, no município de Teixeira de Freitas, Bahia. As informações que orientaram as tomadas decisões para a elaboração dessa produção foram extraídas e formalizadas durante o desenvolvimento da pesquisa de mestrado realizada no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, no campus/Vitória, intitulada “História da Matemática no processo educativo: um desenho da prática docente em Teixeira de Freitas, Bahia”, sob a orientação do Prof. Dr. Edmar Reis Thiengo e da coorientadora Profa. Dra. Sandra Aparecida Fraga da Silva. A pesquisa propôs discutir possíveis práticas docentes quanto à utilização da História da Matemática no processo de ensino nas escolas públicas da rede estadual do município de Teixeira de Freitas, Bahia, no Ensino Médio. As investigações direcionaram nossa atenção para o fato do professor de matemática ter um posicionamento favorável em relação ao uso da História da Matemática como metodologia de ensino, mas a falta de ações que contemple esta estratégia de ensino em sua prática é marcada pelo pouco conhecimento do docente sobre essa área de pesquisa da Educação Matemática. Envolvido nessa perspectiva, o autor propõe para esta obra um guia didático de publicações que busca a divulgação e utilização de algumas sugestões de atividades investigativas, realizadas por meio de vídeos didáticos de curta duração e que abordam a História da Matemática como estratégia de ensino. Além disso, são sugeridas como leitura as referências utilizadas para a composição destas abordagens. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.217kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos didáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em matemática | pt_BR |
Título: dc.title | PUBLICAÇÕES DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM VÍDEOS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, história da matemática, informática na educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons