ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS INVESTIGATIVAS COM USO DO COMPUTADOR: POSSIBILIDADES PARA PRODUÇÕES DE CONHECIMENTOS ACERCA DO ASSUNTO SEMELHANÇA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGIMENES, Solange Sardi-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, Rony Cláudio de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T12:39:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T12:39:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-11-24-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561394-
Resumo: dc.description.abstractA ideia de organizar esse conjunto de atividades em forma de um Guia surgiu de um trabalho de pesquisa realizado para conclusão do curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo, o qual investigou as possíveis contribuições que atividades exploratórias investigativas com uso do computador podem ter na produção do conhecimento geométrico. As atividades exploratórias investigativas que procuramos nos aproximar podem ser conceituadas conforme Fiorentini (2008, p.16) “[...] aquela que mobiliza e desencadeia tarefas e atividades abertas, exploratórias e não-diretivas do pensamento do aluno e que apresentam múltiplas possibilidades de alternativa de tratamento e significação”. Trata-se, portanto, de atividades que na primeira versão foram sendo organizadas conforme as oportunidades surgidas, mas que, após a experimentação das tarefas em aulas, passaram por alguma reformulação no sentido de complementá-las de acordo com o retorno dado pelos alunos. O objetivo em divulgar tais atividades é oferecer aos professores um material de consulta, no caso daqueles que se aventuram em desenvolver nas suas aulas processos exploratórios investigativos com o computador. Contudo, vale destacar que não se trata de uma receita pronta, pois cada professor tem sua forma de desenvolver estratégias de ensino, cada turma de alunos representa um cenário e cada cenário tem suas peculiaridades que geram diferentes oportunidades de aprendizagem. Nesse caso, esse material pode significar somente um ponto de partida, já que as oportunidades que irão aparecer em processos investigativos dependerão dos momentos de dúvidas e incertezas que surgem no decorrer do processo. Sendo assim, esperamos que este material de alguma forma ofereça alguma colaboração em torno de sua atuação pedagógica e consiga encorajá-lo a enfrentar situações desafiantes que a proposta de ensino voltada para atividades exploratórias investigativas com o computador provoca, ou mesmo possa gerar uma reflexão acerca da melhor forma de abordar geometria na educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.216kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Investigativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComputadorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSemelhança de triângulospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSuperiogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleATIVIDADES EXPLORATÓRIAS INVESTIGATIVAS COM USO DO COMPUTADOR: POSSIBILIDADES PARA PRODUÇÕES DE CONHECIMENTOS ACERCA DO ASSUNTO SEMELHANÇApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons