Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GIMENES, Solange Sardi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, Rony Cláudio de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T12:39:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T12:39:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561394 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A ideia de organizar esse conjunto de atividades em forma de um Guia surgiu de um trabalho de pesquisa realizado para conclusão do curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo, o qual investigou as possíveis contribuições que atividades exploratórias investigativas com uso do computador podem ter na produção do conhecimento geométrico. As atividades exploratórias investigativas que procuramos nos aproximar podem ser conceituadas conforme Fiorentini (2008, p.16) “[...] aquela que mobiliza e desencadeia tarefas e atividades abertas, exploratórias e não-diretivas do pensamento do aluno e que apresentam múltiplas possibilidades de alternativa de tratamento e significação”. Trata-se, portanto, de atividades que na primeira versão foram sendo organizadas conforme as oportunidades surgidas, mas que, após a experimentação das tarefas em aulas, passaram por alguma reformulação no sentido de complementá-las de acordo com o retorno dado pelos alunos. O objetivo em divulgar tais atividades é oferecer aos professores um material de consulta, no caso daqueles que se aventuram em desenvolver nas suas aulas processos exploratórios investigativos com o computador. Contudo, vale destacar que não se trata de uma receita pronta, pois cada professor tem sua forma de desenvolver estratégias de ensino, cada turma de alunos representa um cenário e cada cenário tem suas peculiaridades que geram diferentes oportunidades de aprendizagem. Nesse caso, esse material pode significar somente um ponto de partida, já que as oportunidades que irão aparecer em processos investigativos dependerão dos momentos de dúvidas e incertezas que surgem no decorrer do processo. Sendo assim, esperamos que este material de alguma forma ofereça alguma colaboração em torno de sua atuação pedagógica e consiga encorajá-lo a enfrentar situações desafiantes que a proposta de ensino voltada para atividades exploratórias investigativas com o computador provoca, ou mesmo possa gerar uma reflexão acerca da melhor forma de abordar geometria na educação básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.216kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Investigativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Computador | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Semelhança de triângulos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Superiogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS INVESTIGATIVAS COM USO DO COMPUTADOR: POSSIBILIDADES PARA PRODUÇÕES DE CONHECIMENTOS ACERCA DO ASSUNTO SEMELHANÇA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MPECM_Produto Final_ Guia Didático de Matemática nº 18_ Solange Sardi Gimenes_ 2014.pdf | GDMatemática_18 | 2,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/561394/2/MPECM_Produto Final_ Guia Didático de Matemática nº 18_ Solange Sardi Gimenes_ 2014.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons