Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CONDE, Juliana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | AMADO, Manuella Villar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T11:36:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T11:36:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561388 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Educativo foi elaborado como produto do trabalho de pesquisa intitulado “PROJETO ‘MANGUEANDO NA EDUCAÇÃO’ (SEMMAM, VITÓRIA-ES): UM OLHAR SOBRE O ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA”. A pesquisa e a elaboração de um produto educativo, neste caso, um guia de trilha interpretativa, são requisitos do curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), iniciado em agosto de 2014. O objetivo desse material é potencializar o uso de uma trilha interpretativa em uma área de manguezal localizada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com a finalidade de atuar no aprimoramento da percepção ambiental e na condução de uma Educação Ambiental Crítica, referente à temática em questão, contextualizada a partir do cardápio de atividades disponibilizadas pelo Projeto de Educação Ambiental em Áreas de Manguezal “Mangueando na Educação”. Ao apresentar a caracterização do Ecossistema Manguezal da UFES como um Ambiente Educativo, este guia contém uma proposta de trilha interpretativa, com sugestões de temas e atividades que auxiliem o trabalho de educadores, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. O guia é composto por informações referentes às características bioecológicas e socioambientais do manguezal em geral; do manguezal no município de Vitória (ES), incluindo áreas com potencial educativo; e do manguezal localizado no interior da UFES, por meio de propostas de pontos relevantes de interpretação com temáticas a serem discutidas e problematizadas pelo grupo visitante. Esses pontos estão georreferenciados e apresentados por meio de fotografias, para identificação dos educadores que irão utilizá-lo como material orientador. O material apresenta também conceitos e diretrizes de uma trilha interpretativa que se apresenta como uma importante opção para o desenvolvimento de atividades em diferenciado espaço educativo, em um contexto crítico. O produto visa auxiliar o educador na realização de uma trilha interpretativa, porém não anula novas interpretações e temáticas que venham a ser criadas pelos educadores que o utilizarem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18.305kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente educativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ecossistema manguezal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências naturais | pt_BR |
Título: dc.title | TRILHA INTERPRETATIVA NO MANGUEZAL DA UFES: UMA PRÁTICA EDUCATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, educação ambiental crítica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons