TRILHA INTERPRETATIVA NO MANGUEZAL DA UFES: UMA PRÁTICA EDUCATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCONDE, Juliana-
Autor(es): dc.contributor.authorAMADO, Manuella Villar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T11:36:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T11:36:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-06-
identificador: dc.identifier.otherLivro Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561388-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Educativo foi elaborado como produto do trabalho de pesquisa intitulado “PROJETO ‘MANGUEANDO NA EDUCAÇÃO’ (SEMMAM, VITÓRIA-ES): UM OLHAR SOBRE O ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA”. A pesquisa e a elaboração de um produto educativo, neste caso, um guia de trilha interpretativa, são requisitos do curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), iniciado em agosto de 2014. O objetivo desse material é potencializar o uso de uma trilha interpretativa em uma área de manguezal localizada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com a finalidade de atuar no aprimoramento da percepção ambiental e na condução de uma Educação Ambiental Crítica, referente à temática em questão, contextualizada a partir do cardápio de atividades disponibilizadas pelo Projeto de Educação Ambiental em Áreas de Manguezal “Mangueando na Educação”. Ao apresentar a caracterização do Ecossistema Manguezal da UFES como um Ambiente Educativo, este guia contém uma proposta de trilha interpretativa, com sugestões de temas e atividades que auxiliem o trabalho de educadores, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. O guia é composto por informações referentes às características bioecológicas e socioambientais do manguezal em geral; do manguezal no município de Vitória (ES), incluindo áreas com potencial educativo; e do manguezal localizado no interior da UFES, por meio de propostas de pontos relevantes de interpretação com temáticas a serem discutidas e problematizadas pelo grupo visitante. Esses pontos estão georreferenciados e apresentados por meio de fotografias, para identificação dos educadores que irão utilizá-lo como material orientador. O material apresenta também conceitos e diretrizes de uma trilha interpretativa que se apresenta como uma importante opção para o desenvolvimento de atividades em diferenciado espaço educativo, em um contexto crítico. O produto visa auxiliar o educador na realização de uma trilha interpretativa, porém não anula novas interpretações e temáticas que venham a ser criadas pelos educadores que o utilizarem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18.305kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente educativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEcossistema manguezalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturaispt_BR
Título: dc.titleTRILHA INTERPRETATIVA NO MANGUEZAL DA UFES: UMA PRÁTICA EDUCATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, educação ambiental críticapt_BR
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