Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEONOR, Patrícia Bastos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada Meireles | - |
Autor(es): dc.contributor.author | AMADO, Manuella Villar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-29T11:24:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-29T11:24:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Digital | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561372 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Ensino de Ciências enfrenta hoje muitos desafios decorrentes, entre outras questões, dos avanços científicos e tecnológicos que, em salas de aula, não estão sendo contemplados nem discutidos de maneira contextualizada e integrada a outras áreas do conhecimento. Nos anos iniciais, apesar dos alunos curiosos e motivados que temos, lidamos com a formação deficitária em ciências, poucos recursos para dinamizar as aulas e pouco tempo para pesquisas e, acima de tudo, para o planejamento de todas as disciplinas do currículo que o professor pluridocente administra. Este guia didático é resultado do projeto de pesquisa intitulado “Ensino por Investigação nos anos iniciais: sequências didáticas de Ciências na perspectiva da alfabetização científica” realizado em 2012, cujos resultados apontam reais possibilidades de construção do conhecimento científico desde o início de escolarização básica. Revela também que o ensino por investigação contribui para a formação do espírito científico das crianças. O projeto abarcou a aplicação de uma sequência didática, “Pequeninos Seres Vivos”, construída em uma temática de cunho socioambiental que busca a transversalidade dos conteúdos e versa sobre o tema Micro-organismos e suas relações com a saúde, higiene, meio ambiente e tecnologia. A escolha por esse tema ocorreu pelo fato de que o tema higiene é recorrente no currículo, mas percebemos que o estudo dos micro-organismos pela sua complexidade fica restrito apenas a esse aspecto. Assim, este guia representa o produto final de uma dissertação de mestrado profissional que visa ampliar as possibilidades do fazer pedagógico por meio de uma sequência didática que contempla, em sua metodologia e enfoque epistemológico, o ensino por investigação, a sequência didática e a alfabetização científica, realizados à luz do sociointeracionismo. A sequência didática aplicada baseia-se nos Três Momentos Pedagógicos de Demétrio Delizoicov, José Angotti e Marta Pernambuco (2011), na perspectiva do Ensino Investigativo e da Alfabetização Científica. Dialoga ainda com os pressupostos da teoria sócio-histórica de Vygotsky, quando favorece a interação entre os sujeitos e valoriza a mediação do professor e as contribuições dessa prática para o desenvolvimento da linguagem e das capacidades mentais superiores. Trata-se de doze atividades previstas, cuja maior parte demanda uma aula regular de 50 minutos que utiliza materiais de fácil acesso. Essas atividades são integradas à formação da criança como um todo, uma vez que propõem, além das aulas experimentais investigativas, a aplicação de metodologias alternativas, como o teatro de fantoches, o jogo pedagógico e as visitas técnicas. Este livro não pretende esgotar as potencialidades pedagógicas referentes ao tema nem assumir o status de uma receita infalível a ser seguida. Procuramos contribuir com o trabalho das professoras e professores, por meio desta produção, na sua prática docente das Ciências da Natureza. Assim, esperamos auxiliá-los em sua práxis pedagógicas e motivá-los a prosseguir na busca de metodologias de ensino e de aportes teóricos que favoreçam a aquisição dos conhecimentos científicos de seus alunos e a formação de cidadãos mais críticos, questionadores e autônomos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3.388kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pública | - |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação crítica, práticas pedagógicas no ensino de ciências | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: