SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorLEONOR, Patrícia Bastos-
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, Sidnei Quezada Meireles-
Autor(es): dc.contributor.authorAMADO, Manuella Villar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T11:24:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T11:24:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-20-
identificador: dc.identifier.otherLivro Digital-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561372-
Resumo: dc.description.abstractO Ensino de Ciências enfrenta hoje muitos desafios decorrentes, entre outras questões, dos avanços científicos e tecnológicos que, em salas de aula, não estão sendo contemplados nem discutidos de maneira contextualizada e integrada a outras áreas do conhecimento. Nos anos iniciais, apesar dos alunos curiosos e motivados que temos, lidamos com a formação deficitária em ciências, poucos recursos para dinamizar as aulas e pouco tempo para pesquisas e, acima de tudo, para o planejamento de todas as disciplinas do currículo que o professor pluridocente administra. Este guia didático é resultado do projeto de pesquisa intitulado “Ensino por Investigação nos anos iniciais: sequências didáticas de Ciências na perspectiva da alfabetização científica” realizado em 2012, cujos resultados apontam reais possibilidades de construção do conhecimento científico desde o início de escolarização básica. Revela também que o ensino por investigação contribui para a formação do espírito científico das crianças. O projeto abarcou a aplicação de uma sequência didática, “Pequeninos Seres Vivos”, construída em uma temática de cunho socioambiental que busca a transversalidade dos conteúdos e versa sobre o tema Micro-organismos e suas relações com a saúde, higiene, meio ambiente e tecnologia. A escolha por esse tema ocorreu pelo fato de que o tema higiene é recorrente no currículo, mas percebemos que o estudo dos micro-organismos pela sua complexidade fica restrito apenas a esse aspecto. Assim, este guia representa o produto final de uma dissertação de mestrado profissional que visa ampliar as possibilidades do fazer pedagógico por meio de uma sequência didática que contempla, em sua metodologia e enfoque epistemológico, o ensino por investigação, a sequência didática e a alfabetização científica, realizados à luz do sociointeracionismo. A sequência didática aplicada baseia-se nos Três Momentos Pedagógicos de Demétrio Delizoicov, José Angotti e Marta Pernambuco (2011), na perspectiva do Ensino Investigativo e da Alfabetização Científica. Dialoga ainda com os pressupostos da teoria sócio-histórica de Vygotsky, quando favorece a interação entre os sujeitos e valoriza a mediação do professor e as contribuições dessa prática para o desenvolvimento da linguagem e das capacidades mentais superiores. Trata-se de doze atividades previstas, cuja maior parte demanda uma aula regular de 50 minutos que utiliza materiais de fácil acesso. Essas atividades são integradas à formação da criança como um todo, uma vez que propõem, além das aulas experimentais investigativas, a aplicação de metodologias alternativas, como o teatro de fantoches, o jogo pedagógico e as visitas técnicas. Este livro não pretende esgotar as potencialidades pedagógicas referentes ao tema nem assumir o status de uma receita infalível a ser seguida. Procuramos contribuir com o trabalho das professoras e professores, por meio desta produção, na sua prática docente das Ciências da Natureza. Assim, esperamos auxiliá-los em sua práxis pedagógicas e motivá-los a prosseguir na busca de metodologias de ensino e de aportes teóricos que favoreçam a aquisição dos conhecimentos científicos de seus alunos e a formação de cidadãos mais críticos, questionadores e autônomos.-
Tamanho: dc.format.extent3.388kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pública-
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação crítica, práticas pedagógicas no ensino de ciências-
Aparece nas coleções:Ensino