Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CADE, Nelson Victor Lousada | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-29T15:58:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-29T15:58:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561045 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro apresenta uma proposta para trabalharmos na Licenciatura, em Teoria dos Números, o conteúdo de Equações Diofantinas Lineares (EDL). Ele se baseia numa experiência vivenciada ao longo de uma formação inicial de professores e as atividades propostas são frutos de discussões coletivas nesta formação, relacionadas ao ensino e aprendizagem de EDL. Pretendemos retratar reflexões sobre as atividades trabalhadas numa perspectiva metodológica de Resolução de Problemas, fazendo uso, em alguns momentos, da tecnologia com a utilização do software Geogebra. Essas sequências de atividades e a forma como as conduzimos tem a pretensão de propor e criar formas de articular, na graduação, o tema de Equações Diofantinas Lineares com conteúdos abordados no ensino fundamental ou médio. Assim, propomos uma inversão na forma que este conteúdo é comumente tratado na formação inicial e traçamos um caminho com vistas ao desenvolvimento de conceitos, numa lógica de construção da Matemática para o ensino a partir de discussões coletivas. Nossa experiência em Formação de Professores nos leva a afirmar que o conhecimento pedagógico do conteúdo começa a se desenvolver na formação inicial. Assim, propomos, também, trabalhar uma das vertentes para o desenvolvimento deste conhecimento que diz respeito às articulações dos conhecimentos científicos com os escolares, no sentido de Klein (2009), de uma Matemática vista de forma elementar sem perder a cientificidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.592kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Álgebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos números | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Equações diofantinas lineares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo do conceito | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, teoria dos números, álgebra | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons