O ENSINO DE EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCADE, Nelson Victor Lousada-
Autor(es): dc.contributor.authorPAIVA, Maria Auxiliadora Vilela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-29T15:58:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-29T15:58:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-23-
identificador: dc.identifier.otherLivro Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561045-
Resumo: dc.description.abstractEste livro apresenta uma proposta para trabalharmos na Licenciatura, em Teoria dos Números, o conteúdo de Equações Diofantinas Lineares (EDL). Ele se baseia numa experiência vivenciada ao longo de uma formação inicial de professores e as atividades propostas são frutos de discussões coletivas nesta formação, relacionadas ao ensino e aprendizagem de EDL. Pretendemos retratar reflexões sobre as atividades trabalhadas numa perspectiva metodológica de Resolução de Problemas, fazendo uso, em alguns momentos, da tecnologia com a utilização do software Geogebra. Essas sequências de atividades e a forma como as conduzimos tem a pretensão de propor e criar formas de articular, na graduação, o tema de Equações Diofantinas Lineares com conteúdos abordados no ensino fundamental ou médio. Assim, propomos uma inversão na forma que este conteúdo é comumente tratado na formação inicial e traçamos um caminho com vistas ao desenvolvimento de conceitos, numa lógica de construção da Matemática para o ensino a partir de discussões coletivas. Nossa experiência em Formação de Professores nos leva a afirmar que o conhecimento pedagógico do conteúdo começa a se desenvolver na formação inicial. Assim, propomos, também, trabalhar uma das vertentes para o desenvolvimento deste conhecimento que diz respeito às articulações dos conhecimentos científicos com os escolares, no sentido de Klein (2009), de uma Matemática vista de forma elementar sem perder a cientificidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.592kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos númerospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEquações diofantinas linearespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudo do conceitopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, teoria dos números, álgebrapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons