DISSERTAÇÃO DE MESTRADO: "ECOS DA EPT - A EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS: diagnóstico, números e propostas para o fortalecimento do ensino técnico - Um estudo de caso sobre a realidade do IFPI – Parnaíba."

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRosa, Alcemir Horácio-
Autor(es): dc.contributor.authorAquino, Francisco José Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-21T21:29:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-21T21:29:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-30-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO PROFEPT - EVASÃO NO ENSINO TÉCNICOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561003-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa/dissertação de mestrado aborda a problemática da evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio. Pois acredita-se que é uma temática que vem se tornando cada vez mais relevante no cenário educacional e precisa ser melhor compreendido, principalmente porque é um problema de caráter nacional e ainda não se tem uma solução clara para esse quebra-cabeça. Nessa perspectiva, a oferta de cursos técnicos da Rede Federal vem encarando esse transtorno, recebendo anualmente milhares de matriculas, no entanto, estudos comprovam que menos da metade desses alunos conseguem a conclusão do curso. E dentro desta realidade está o IFPI, que na rede federal, embora seja uma das melhores instituições de ensino do estado do Piauí, mas que segundo estudos de Silva (2013), é a instituição com uma das piores taxas de conclusão do Nordeste. O trabalho aborda a realidade do IFPI, no campus de Parnaíba, tratando a temática da evasão e suas nuances; e ainda, faz uma retrospectiva histórica sobre a educação profissional e tecnológica, sobre o contexto, as leis e os decretos que embasaram o caráter do ensino profissional técnico. Pois, sabe-se da defasagem de conhecimento tanto sobre a educação profissional técnica, como sobre a evasão e de sua forte presença no ensino técnico; em que estudantes, por motivos diversos, não estão conseguindo a conclusão de seus cursos. De fato, os fatores que têm propiciado a evasão precisam ser conhecidos. Pois, não é possível enfrentarmos o problema sem conhecê-lo bem. Por isso, pesquisas neste sentido fazem-se necessárias, tanto pela essencialidade de estudos sobre a realidade da educação profissional técnica de nível médio, e mais especificamente da educação ofertada pelo IFPI – Parnaíba, quanto pela intervenção que possivelmente continuará sendo possibilitada pelo produto educacional a que resultou esta pesquisa. Uma vez que, for possível desvendar as vertentes, nuances e especificidades deste problema, tornar-se-á mais pratica a minimização da situação enfrentada. A presente pesquisa trouxe como objetivo a investigação e a busca de um diagnóstico sobre os principais fatores que contribuem para a evasão escolar nos cursos técnicos do IFPI no campus de Parnaíba e, assim, apresentar uma proposta de intervenção para o ensino técnico desta instituição; sobretudo, buscando evidenciar o que poderia ser feito para enfrentar o problema. Assim, obteve-se a construção de um diagnóstico e as respostas necessárias para se propor algumas medidas e ações que estão auxiliando/auxiliarão no combate ao problema. Acredita-se, portanto, que além da continuidade na construção de informações sobre a evasão nas especificidades do IFPI - Parnaíba, o caminho para enfrentar a problemática está na postura institucional de levar à frente e colocar em prática as ações recomendadas neste trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,84 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEvasão;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCursos técnicos;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiagnóstico;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCombatept_BR
Palavras-chave: dc.subjectIFPI-Parnaíba.pt_BR
Título: dc.titleDISSERTAÇÃO DE MESTRADO: "ECOS DA EPT - A EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS: diagnóstico, números e propostas para o fortalecimento do ensino técnico - Um estudo de caso sobre a realidade do IFPI – Parnaíba."pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPT - Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnologicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADApt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
DISSERTAÇÃO PROFEPT - EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO.pdfDissertação de mestrado PROFEPT - trabalho desenvolvido com a tematica da evasão no ensino tecnico.10,08 MBAdobe PDF/bitstream/capes/561003/2/DISSERTAÇÃO PROFEPT - EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons