Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosa, Alcemir Horácio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Aquino, Francisco José Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-21T21:29:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-21T21:29:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO PROFEPT - EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561003 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa/dissertação de mestrado aborda a problemática da evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio. Pois acredita-se que é uma temática que vem se tornando cada vez mais relevante no cenário educacional e precisa ser melhor compreendido, principalmente porque é um problema de caráter nacional e ainda não se tem uma solução clara para esse quebra-cabeça. Nessa perspectiva, a oferta de cursos técnicos da Rede Federal vem encarando esse transtorno, recebendo anualmente milhares de matriculas, no entanto, estudos comprovam que menos da metade desses alunos conseguem a conclusão do curso. E dentro desta realidade está o IFPI, que na rede federal, embora seja uma das melhores instituições de ensino do estado do Piauí, mas que segundo estudos de Silva (2013), é a instituição com uma das piores taxas de conclusão do Nordeste. O trabalho aborda a realidade do IFPI, no campus de Parnaíba, tratando a temática da evasão e suas nuances; e ainda, faz uma retrospectiva histórica sobre a educação profissional e tecnológica, sobre o contexto, as leis e os decretos que embasaram o caráter do ensino profissional técnico. Pois, sabe-se da defasagem de conhecimento tanto sobre a educação profissional técnica, como sobre a evasão e de sua forte presença no ensino técnico; em que estudantes, por motivos diversos, não estão conseguindo a conclusão de seus cursos. De fato, os fatores que têm propiciado a evasão precisam ser conhecidos. Pois, não é possível enfrentarmos o problema sem conhecê-lo bem. Por isso, pesquisas neste sentido fazem-se necessárias, tanto pela essencialidade de estudos sobre a realidade da educação profissional técnica de nível médio, e mais especificamente da educação ofertada pelo IFPI – Parnaíba, quanto pela intervenção que possivelmente continuará sendo possibilitada pelo produto educacional a que resultou esta pesquisa. Uma vez que, for possível desvendar as vertentes, nuances e especificidades deste problema, tornar-se-á mais pratica a minimização da situação enfrentada. A presente pesquisa trouxe como objetivo a investigação e a busca de um diagnóstico sobre os principais fatores que contribuem para a evasão escolar nos cursos técnicos do IFPI no campus de Parnaíba e, assim, apresentar uma proposta de intervenção para o ensino técnico desta instituição; sobretudo, buscando evidenciar o que poderia ser feito para enfrentar o problema. Assim, obteve-se a construção de um diagnóstico e as respostas necessárias para se propor algumas medidas e ações que estão auxiliando/auxiliarão no combate ao problema. Acredita-se, portanto, que além da continuidade na construção de informações sobre a evasão nas especificidades do IFPI - Parnaíba, o caminho para enfrentar a problemática está na postura institucional de levar à frente e colocar em prática as ações recomendadas neste trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,84 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cursos técnicos; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diagnóstico; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Combate | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | IFPI-Parnaíba. | pt_BR |
Título: dc.title | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO: "ECOS DA EPT - A EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS: diagnóstico, números e propostas para o fortalecimento do ensino técnico - Um estudo de caso sobre a realidade do IFPI – Parnaíba." | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT - Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnologica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO PROFEPT - EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO.pdf | Dissertação de mestrado PROFEPT - trabalho desenvolvido com a tematica da evasão no ensino tecnico. | 10,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/561003/2/DISSERTAÇÃO PROFEPT - EVASÃO NO ENSINO TÉCNICO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons