Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Frade, Renato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-06T19:11:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-06T19:11:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Frade, Renato.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560644 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como meta a verificação de habilidades de composição e/ou decomposição de figuras planas na Resolução de Problemas Geométricos utilizadas por alunos da 3ª série do Ensino Médio. O estudo foi realizado em uma escola particular do município de Contagem - MG. Para isso, foram selecionadas e aplicadas atividades que revelaram, no grupo analisado, dificuldades de assimilação de conceitos e de procedimentos metodológicos na resolução de algumas questões, fazendo-se necessário, então, um estudo sistemático que buscasse compreender os motivos pelos quais os alunos apresentavam essas dificuldades. Dessa forma, foi proposto, por meio desta pesquisa, responder a seguinte questão: Como desenvolver o tópico composição e/ou decomposição de figuras planas na resolução de problemas geométricos, tendo com foco área e perímetro, no processo de ensino e aprendizagem, no Ensino Médio? Para verificar essa indagação, realizou-se um estudo comparativo das coleções de livros didáticos dos Ensinos Fundamental e Médio e de questões dos exames do ENEM, da OBMEP e Vestibulares. Após a comparação, concluiu-se que alguns livros didáticos apresentavam o assunto sem realizar uma sistematização adequada quanto aos conceitos e procedimentos metodológicos e que as questões dos exames exigiam um domínio de conhecimentos e habilidades mais complexas do que as oferecidas nos materiais pesquisados. Além disso, ao final dessa pesquisa, foi elaborada uma proposta de intervenção pedagógica baseada no modelo de Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico, uma vez que permite uma organização do trabalho, de modo a propiciar uma aprendizagem significativa das habilidades geométricas, possibilitando ao aluno a competência necessária à resolução de problemas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 894Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | COMPOSIÇÃO E/OU DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS NO ENSINO MÉDIO: Van Hiele, uma opção | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Frade, Renato.pdf | 894.73 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560644/2/Frade, Renato.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons