COMPOSIÇÃO E/OU DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS NO ENSINO MÉDIO: Van Hiele, uma opção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFrade, Renato-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-06T19:11:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-06T19:11:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-03-
identificador: dc.identifier.otherFrade, Renato.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560644-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como meta a verificação de habilidades de composição e/ou decomposição de figuras planas na Resolução de Problemas Geométricos utilizadas por alunos da 3ª série do Ensino Médio. O estudo foi realizado em uma escola particular do município de Contagem - MG. Para isso, foram selecionadas e aplicadas atividades que revelaram, no grupo analisado, dificuldades de assimilação de conceitos e de procedimentos metodológicos na resolução de algumas questões, fazendo-se necessário, então, um estudo sistemático que buscasse compreender os motivos pelos quais os alunos apresentavam essas dificuldades. Dessa forma, foi proposto, por meio desta pesquisa, responder a seguinte questão: Como desenvolver o tópico composição e/ou decomposição de figuras planas na resolução de problemas geométricos, tendo com foco área e perímetro, no processo de ensino e aprendizagem, no Ensino Médio? Para verificar essa indagação, realizou-se um estudo comparativo das coleções de livros didáticos dos Ensinos Fundamental e Médio e de questões dos exames do ENEM, da OBMEP e Vestibulares. Após a comparação, concluiu-se que alguns livros didáticos apresentavam o assunto sem realizar uma sistematização adequada quanto aos conceitos e procedimentos metodológicos e que as questões dos exames exigiam um domínio de conhecimentos e habilidades mais complexas do que as oferecidas nos materiais pesquisados. Além disso, ao final dessa pesquisa, foi elaborada uma proposta de intervenção pedagógica baseada no modelo de Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico, uma vez que permite uma organização do trabalho, de modo a propiciar uma aprendizagem significativa das habilidades geométricas, possibilitando ao aluno a competência necessária à resolução de problemas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent894Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleCOMPOSIÇÃO E/OU DECOMPOSIÇÃO DE FIGURAS PLANAS NO ENSINO MÉDIO: Van Hiele, uma opçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-graduação em Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons