Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Aécio Oliveira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-12-06T19:03:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-12-06T19:03:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-08-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Castro e Oliveira, Mariângela de.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560549 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta cartilha, fruto de um trabalho de pesquisa sobre as dificuldades do processo de ensino-aprendizagem de Geometria Tridimensional no Ensino Médio, decorrentes, principalmente, do ensino fragmentado e falho da Geometria Plana praticado no Ensino Fundamental, tem como objetivo servir de apoio ao professor, criando alternativas metodológicas, fundamentadas na teoria do desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele, que favoreçam a avaliação contínua do nível de raciocínio do aluno e a possibilidade concreta de progressão desse aluno, mediante um trabalho sistematizado, envolvendo atividades diversificadas e elaboradas especificamente para aquele nível de raciocínio. Apresentamos, inicialmente, uma breve descrição do Modelo de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico de van Hiele, a fim de elucidar os princípios que sustentam esta teoria e dar ao professor os subsídios necessários para fazer uso das atividades sugeridas, com liberdade e autonomia, uma vez que todas elas podem ser modificadas e/ou adaptadas para atender às particularidades de cada turma. A seguir, são apresentados cinco módulos de atividades, os quais têm como referência o trabalho de alguns dos mais importantes pesquisadores da teoria de van Hiele, como David Fuys, Dorothy Geddes, Rosamond Tischler, William F. Burger , J. Michael Shaughnessy e outros. Por fim, algumas sugestões de softwares, links, jogos e outras atividades complementares são propostas com o intuito de enriquecer o programa de trabalho. Apostamos na diversificação de experiências como fator motivador e acreditamos que a produção de um conhecimento com compreensão é sempre possível. Demanda tempo, dedicação, planejamento, desenvolvimento de mecanismos de controle, enfim, muito trabalho. Mas a satisfação de ver emergir a luz do entendimento nos olhos dos nossos alunos é algo que não tem preço. Vale todo e qualquer esforço. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,66Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS: Possibilidades de um trabalho cooperativo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Castro e Oliveira, Mariângela de.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/560549/2/Castro e Oliveira, Mariângela de.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons