Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bernardes, Anelice | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-19T17:41:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-19T17:41:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação das relações étnico-raciais, ensino de história da África e literatura africana: o Amkoullel, o Menino Fula, de Amadou Hampâté Bâ, nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559924 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação, apresento uma sequência didática para o Ensino de História da África, utilizando a literatura africana. Tal como propõe a lei 10.639/03, o objetivo principal é associar esta abordagem à Educação das Relações Étnico-Raciais nos anos finais do Ensino Fundamental. A obra básica para o desenvolvimento desta proposta é Amkoullel, o menino fula, de Amadou Hampâté Bâ. Esta proposta de trabalho discute o uso da literatura em sala de aula, mais especificamente a literatura africana, considerando os Valores Civilizatórios Africanos e Afro-brasileiros. Para tanto, foram criados diversos materiais e atividades a serem desenvolvidas pelos alunos, tais como pesquisas, atividades com mapas e caixas pedagógicas com partes selecionadas do livro, finalizando com a recontagem dos fragmentos de histórias de três formas: em quadrinhos, radionovela ou vídeo. Ao final da dissertação, há um relato de experiência sobre a construção da proposta e o quanto ela impactou a pesquisadora. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | Educação das relações étnico-raciais, ensino de história da África e literatura africana: o Amkoullel, o Menino Fula, de Amadou Hampâté Bâ, nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Anelice Bernardes.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559924/1/Anelice Bernardes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: