Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Programa de Pós-Graduação/Mestrado Profissional do CEPAE - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Básica. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Assis, Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-16T23:48:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-16T23:48:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Atelier de Artes Visuais – Pesquisas e poéticas docentes. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559863 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sequência didática que se apresenta é parte do objeto de pesquisa relativa ao programa de pós-graduação/mestrado profissional do CEPAE - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Básica. Para tanto foi desenvolvida e aplicada por meio de um curso de formação de professores, nas dependências do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. O curso se intitula: Atelier de Artes Visuais – Pesquisas e poéticas docentes.O curso direciona para o problema da investigação: Os professores estão cultivando os seus processos artísticos pessoais singulares? Será que os professores de artes visuais têm deixado de produzir artisticamente para viver apenas o cotidiano das aulas de artes visuais que ministram? Para tanto esta sequência tem o intuito de construir junto ao grupo de professores colaboradores produções artísticas livres, permitindo-lhes planejar ações, estratégias, métodos, aliados a estudos de textos e artigos acadêmicos relativos à arte e à educação. Outros interesses do curso são contemplar a pesquisa, o conhecimento e socialização da produção artística de cada professor, onde, como e quando seus inventos poéticos atravessam as aulas de artes visuais que ministram. Todo o produto originado no grupo/ atelier livre, cito: registros audiovisuais, fotográficos, entrevistas, depoimentos, textos etc., subsidiará a investigação, a reflexão e produção visual e escrita da pesquisa, fazem parte da coleta de dados e são da responsabilidade da pesquisadora. Os resultados da aplicação da sequência didática serão divulgados no término da pesquisa a fim de contribuir com os pesquisadores da área de ensino de Arte e afins. A sequência didática que ora se apresenta aponta como uma proposta a ser aplicada e destina-se aos professores, dentre outros profissionais das artes e da educação que desejam desenvolver ações de arte educativas em espaços formais, não formais e informais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 773 KB (791.560 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atelier ; Professor- artista; Artes Visuais | pt_BR |
Título: dc.title | Atelier de Artes Visuais - Pesquisas e Poéticas Docentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Educacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequencia-didática-Fernanda-Moraes-de-Assis-PDF.pdf | Sequencia Didática | 773,01 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559863/2/Sequencia-didática-Fernanda-Moraes-de-Assis-PDF.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons