EQUAÇÃO/FUNÇÃO EXPONENCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1930 A 1980: apontamentos para formação inicial e continuada de professores de Matemática e áreas afins

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Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz, Rogéria Teixeira Urzêdo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-14T19:49:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-14T19:49:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-09-
identificador: dc.identifier.otherQueiroz, Rogéria Teixeira Urzêdo.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559805-
Resumo: dc.description.abstractO material que ora apresentamos é parte integrante da pesquisa de dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e denomina-se “Equação/função exponencial em livros didáticos no Brasil (1930-1980)”. É nosso desejo que esses apontamentos possam contribuir para a formação inicial e continuada dos professores de Matemática e áreas afins, de forma especial, na área de História da Educação Matemática. A nossa atenção foi direcionada ao conteúdo equação/função exponencial e o nosso intuito foi verificar a forma pela qual esse tópico foi abordado por alguns autores de livros didáticos, dentro de um período predeterminado que abarcou a reforma Francisco Campos, em 1931, até a lei 5692 de 1971, integrando o período a partir da década de 1960, quando o ensino brasileiro vivenciou o denominado Movimento da Matemática Moderna. Como ponto de partida, faremos uma abordagem histórica das funções. Em seguida, as reformas educacionais que ocorreram entre 1930 e 1980. Em relação aos textos didáticos selecionados, analisamos o conteúdo proposto, da década de 1930 até a de 1970. Foi realizado um recorte da análise dos livros didáticos, tomando cinco das quinze obras selecionadas – apresentadas na dissertação – as quais julgamos representativas, para dar um panorama dos conteúdos escolares equação e função exponencial a partir de um viés histórico. É nossa expectativa que esses apontamentos possam trazer informações complementares, tanto para aqueles que estão em formação, a exemplo dos graduandos em cursos de licenciatura, como para educadores que já fazem do seu dia a dia o prazer de levar o conhecimento aos seus alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,00 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleEQUAÇÃO/FUNÇÃO EXPONENCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1930 A 1980: apontamentos para formação inicial e continuada de professores de Matemática e áreas afinspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensinopt_BR
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