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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Rogéria Teixeira Urzêdo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-14T19:49:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-14T19:49:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Queiroz, Rogéria Teixeira Urzêdo.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559805 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material que ora apresentamos é parte integrante da pesquisa de dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e denomina-se “Equação/função exponencial em livros didáticos no Brasil (1930-1980)”. É nosso desejo que esses apontamentos possam contribuir para a formação inicial e continuada dos professores de Matemática e áreas afins, de forma especial, na área de História da Educação Matemática. A nossa atenção foi direcionada ao conteúdo equação/função exponencial e o nosso intuito foi verificar a forma pela qual esse tópico foi abordado por alguns autores de livros didáticos, dentro de um período predeterminado que abarcou a reforma Francisco Campos, em 1931, até a lei 5692 de 1971, integrando o período a partir da década de 1960, quando o ensino brasileiro vivenciou o denominado Movimento da Matemática Moderna. Como ponto de partida, faremos uma abordagem histórica das funções. Em seguida, as reformas educacionais que ocorreram entre 1930 e 1980. Em relação aos textos didáticos selecionados, analisamos o conteúdo proposto, da década de 1930 até a de 1970. Foi realizado um recorte da análise dos livros didáticos, tomando cinco das quinze obras selecionadas – apresentadas na dissertação – as quais julgamos representativas, para dar um panorama dos conteúdos escolares equação e função exponencial a partir de um viés histórico. É nossa expectativa que esses apontamentos possam trazer informações complementares, tanto para aqueles que estão em formação, a exemplo dos graduandos em cursos de licenciatura, como para educadores que já fazem do seu dia a dia o prazer de levar o conhecimento aos seus alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,00 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | EQUAÇÃO/FUNÇÃO EXPONENCIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1930 A 1980: apontamentos para formação inicial e continuada de professores de Matemática e áreas afins | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Queiroz, Rogéria Teixeira Urzêdo.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559805/2/Queiroz, Rogéria Teixeira Urzêdo.pdfDownload |
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