PADRÕES DE REGULARIDADES: Uma abordagem no desenvolvimento do pensamento algébrico

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Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHanke, Tânia Aparecida Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-13T19:58:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-13T19:58:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2008-07-21-
identificador: dc.identifier.otherHanke, Tânia Aparecida Ferreira.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559765-
Resumo: dc.description.abstractDiante de tantos problemas no Ensino da Álgebra vivenciados no dia-a-dia da sala de aula, sentimos necessidade de sistematizar algumas de nossas experiências a partir dessa pesquisa. Nesse trabalho, a abordagem do estudo de Álgebra tem por base a exploração de padrões e regularidades com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos favorecendo a capacidade de generalização e compreensão da linguagem algébrica. Nosso primeiro passo no desenvolvimento desse trabalho foi a construção de um quadro teórico, com a utilização de autores como Eves (2004), Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Linz e Gimenez (1997), Usiskin (1995), Devlin (2002), entre outros, para entender questões sobre a história da Álgebra, a educação algébrica e a exploração de padrões de regularidades. Além disso, foram pesquisados documentos oficiais, como Standarts (2000), PCNs (1998) e PCNs+ (2002), a respeito desse tema, para viabilizar a discussão sobre as perspectivas para o desenvolvimento do pensamento algébrico e da linguagem algébrica. Ao terminar esse estudo, investigamos, nos livros didáticos, como estão sendo abordados os conteúdos algébricos nessas coleções e qual a importância dada nas atividades propostas ao desenvolvimento do pensamento algébrico, fazendo uma relação entre o encontrado nos livros didáticos e na pesquisa referencial. O produto final de nossa pesquisa é apresentado por meio de um Caderno de Atividades (CA), composto por 32 atividades elaboradas a partir de padrões de regularidades, que proporcionam a alunos da Educação Básica o desenvolvimento do pensamento algébrico na sala de aula. Algumas delas foram aplicadas com caráter exploratório-investigativo e posteriormente analisadas nessa pesquisa com o objetivo de verificar a sua potencialidade e instrumentalizar o professor quanto às possibilidades diferenciadas de trabalho no cotidiano escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent206 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPensamento algébrico, padrões, linguagem simbólica, atividades.pt_BR
Título: dc.titlePADRÕES DE REGULARIDADES: Uma abordagem no desenvolvimento do pensamento algébricopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-graduação em Ensinopt_BR
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