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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Hanke, Tânia Aparecida Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-13T19:58:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-13T19:58:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-07-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Hanke, Tânia Aparecida Ferreira.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559765 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante de tantos problemas no Ensino da Álgebra vivenciados no dia-a-dia da sala de aula, sentimos necessidade de sistematizar algumas de nossas experiências a partir dessa pesquisa. Nesse trabalho, a abordagem do estudo de Álgebra tem por base a exploração de padrões e regularidades com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos favorecendo a capacidade de generalização e compreensão da linguagem algébrica. Nosso primeiro passo no desenvolvimento desse trabalho foi a construção de um quadro teórico, com a utilização de autores como Eves (2004), Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Linz e Gimenez (1997), Usiskin (1995), Devlin (2002), entre outros, para entender questões sobre a história da Álgebra, a educação algébrica e a exploração de padrões de regularidades. Além disso, foram pesquisados documentos oficiais, como Standarts (2000), PCNs (1998) e PCNs+ (2002), a respeito desse tema, para viabilizar a discussão sobre as perspectivas para o desenvolvimento do pensamento algébrico e da linguagem algébrica. Ao terminar esse estudo, investigamos, nos livros didáticos, como estão sendo abordados os conteúdos algébricos nessas coleções e qual a importância dada nas atividades propostas ao desenvolvimento do pensamento algébrico, fazendo uma relação entre o encontrado nos livros didáticos e na pesquisa referencial. O produto final de nossa pesquisa é apresentado por meio de um Caderno de Atividades (CA), composto por 32 atividades elaboradas a partir de padrões de regularidades, que proporcionam a alunos da Educação Básica o desenvolvimento do pensamento algébrico na sala de aula. Algumas delas foram aplicadas com caráter exploratório-investigativo e posteriormente analisadas nessa pesquisa com o objetivo de verificar a sua potencialidade e instrumentalizar o professor quanto às possibilidades diferenciadas de trabalho no cotidiano escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 206 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento algébrico, padrões, linguagem simbólica, atividades. | pt_BR |
Título: dc.title | PADRÕES DE REGULARIDADES: Uma abordagem no desenvolvimento do pensamento algébrico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Hanke, Tânia Aparecida Ferreira.pdf | 206.27 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559765/2/Hanke, Tânia Aparecida Ferreira.pdfDownload |
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