A TEORIA DOS JOGOS E O ENSINO DE OTIMIZAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorArvelos, Geraldo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-13T20:51:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-13T20:51:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-06-16-
identificador: dc.identifier.otherArvelos, Geraldo de.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559751-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa foi orientada no sentido de verificar a seguinte questão: será que o uso da Teoria dos Jogos poderia ser útil para motivar e promover uma aprendizagem significativa em relação aos problemas de otimização? Com este objetivo, foi elaborada uma seqüência didática ambientada na Teoria dos Jogos, que foi aplicada a uma turma de quarenta e cinco alunos de um curso de administração de empresas. A aplicação foi feita utilizando-se a metodologia “ensinar Matemática através da resolução de problemas”. Os dados sugeriram que os alunos ficam mais motivados e conseguem adquirir conhecimentos de forma mais dinâmica, quando comparado com uma metodologia de ensino mais transmissiva de dados. A Teoria dos Jogos foi bastante importante por permitir o estudo da otimização em situações bem variadas. Além disso, essa teoria contribuiu de forma satisfatória na promoção de motivação e possibilitou aos alunos trabalharem colaborativamente. Palavras-chave: Otimização. Teoria dos Jogos. Resolução de problemas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent239 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectOtimização. Teoria dos Jogos. Resolução de problemas.pt_BR
Título: dc.titleA TEORIA DOS JOGOS E O ENSINO DE OTIMIZAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-graduação em Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons