Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Arvelos, Geraldo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-13T20:51:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-13T20:51:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-06-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Arvelos, Geraldo de.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559751 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa foi orientada no sentido de verificar a seguinte questão: será que o uso da Teoria dos Jogos poderia ser útil para motivar e promover uma aprendizagem significativa em relação aos problemas de otimização? Com este objetivo, foi elaborada uma seqüência didática ambientada na Teoria dos Jogos, que foi aplicada a uma turma de quarenta e cinco alunos de um curso de administração de empresas. A aplicação foi feita utilizando-se a metodologia “ensinar Matemática através da resolução de problemas”. Os dados sugeriram que os alunos ficam mais motivados e conseguem adquirir conhecimentos de forma mais dinâmica, quando comparado com uma metodologia de ensino mais transmissiva de dados. A Teoria dos Jogos foi bastante importante por permitir o estudo da otimização em situações bem variadas. Além disso, essa teoria contribuiu de forma satisfatória na promoção de motivação e possibilitou aos alunos trabalharem colaborativamente. Palavras-chave: Otimização. Teoria dos Jogos. Resolução de problemas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 239 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Otimização. Teoria dos Jogos. Resolução de problemas. | pt_BR |
Título: dc.title | A TEORIA DOS JOGOS E O ENSINO DE OTIMIZAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Arvelos, Geraldo de.pdf | 239,15 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559751/2/Arvelos, Geraldo de.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons