O cotidiano de escolas do município de Governador Valadares no contexto da escola de tempo integral : um olhar sobre o tempo, o espaço e o rendimento escolar.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHamdan, Juliana Cesário-
Autor(es): dc.contributorHamdan, Juliana Cesário-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Marlice de Oliveira e-
Autor(es): dc.contributorCunha, Maria Amália de Almeida-
Autor(es): dc.creatorPessoa, Janira Valentim Cherry-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-12T12:48:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-12T12:48:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7569-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559677-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação apresenta os resultados da investigação de três escolas do município de Governador Valadares, no estado de Minas Gerais, situadas em locais de vulnerabilidade social e que atendem em tempo integral de oito horas diárias, e tem o objetivo de descobrir os fatores que influenciaram tais instituições educacionais a melhorarem seus resultados no IDEB de 2011 e 2013. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo coletiva nas Escolas Municipais Serra Lima, Vereador Hamilton Teodoro e Antônio de Castro Pinto, com a aplicação de um questionário semiestruturado para todos os funcionários das referidas escolas. Os dados coletados nas escolas foram analisados e apresentados por instituição e por grupo geral de respondentes, e relacionados com a bibliografia referente à composição do tempo escolar com foco na constituição da Escola de Tempo Integral no Brasil, ao processo de construção e consolidação do sistema de avaliação da educação brasileira, bem como à temática do território e suas vulnerabilidades. Em decorrência do tratamento e análise dos dados coletados nas escolas, e da investigação bibliográfica, emergiram fatores que indicaram exercer influência sobre os bons resultados na aprendizagem dos alunos, dos quais citamos: a boa formação docente; a forte gestão escolar; o bom clima escolar; a expectativa positiva dos professores no sucesso dos alunos; o envolvimento da família, dentre outros.-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation presents the results of the investigation of three schools in the city of Governador Valadares, state of Minas Gerais, located in places of social vulnerability and that provide a full-time, eight-hour day, the aim objective is to discover the factors that influenced such educational institutions to improve their results in the IDEB of 2011 and 2013. For the development of the work, A collective field survey in the Serra Lima Municipal Schools, Alderman Hamilton Teodoro and Antônio de Castro Pinto, with the application of a semistructured questionnaire for all employees of said schools. The data collected in the schools were analyzed and presented by institution and general group of respondents, and related to the bibliography referring to the composition of school time focused on the constitution of the Integral Time School in Brazil, to the process of construction and consolidation of the system of Evaluation of the Brazilian education, as well as to the territory's theme and its vulnerabilities. As a result of the treatment and analysis of the data collected in the schools, and of the bibliographical research, there were factors that indicated influence on the good results in the students' learning, of which we cite: good teacher training; Strong school management; The good school climate; The positive expectation of teachers on student success; The involvement of the family, among others.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectÍndice de desenvolvimento da educação básica-
Título: dc.titleO cotidiano de escolas do município de Governador Valadares no contexto da escola de tempo integral : um olhar sobre o tempo, o espaço e o rendimento escolar.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.