ESTUDO DE ALGUNS POLIEDROS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO TABLET

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPUC Minaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGoodwin, Fernanda Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-11T19:14:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-11T19:14:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-18-
identificador: dc.identifier.otherFernanda-Coelho-Goodwin.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559643-
Resumo: dc.description.abstractEste Caderno de Atividades é o produto que compõe a dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas, cujo título é “Estudo de alguns poliedros com o auxílio do software GeoGebra no tablet”. A pesquisa empírica foi realizada em 2016 em uma turma de nono ano de uma instituição de ensino em Belo Horizonte, MG. O objetivo aqui proposto é desenvolver uma sequência didática que complemente o trabalho pedagógico do professor ao usar uma TI – Tecnologia da Informação, buscando levar os alunos a uma construção do conhecimento e formalização de área e volume de alguns poliedros, por meio da visualização, experimentação e manipulação das figuras no software GeoGebra de maneira mais dinâmica e interativa. A ideia é que a TI possa ser uma aliada no processo ensino aprendizagem, especificamente a partir do uso do software GeoGebra em aparelhos eletrônicos móveis (tablets), oferecendo possibilidades que não existiriam, por exemplo, usando imagens fixas (quadro, projeção etc.) Segundo Borba (1999), softwares educativos geram ambientes dinamizadores dos conteúdos, fortalecendo seu caráter experimental, o que permite uma nova postura diante da construção do conhecimento. Este caderno é composto por um tutorial do GeoGebra para tablet, 16 sugestões de atividades que podem ser trabalhadas em uma sequência didática ou isoladamente, conforme a necessidade do professor, e um questionário final. As atividades propostas destinam-se a melhorar a compreensão do tema pelos alunos da Educação Básica, abordando os seguintes tópicos: área de alguns polígonos, planificação, área e volume de alguns poliedros. E ao final de cada encontro estão apresentados os objetivos das atividades a ele referente. Para a aplicação das atividades, sugere-se que os alunos sejam divididos em grupos, de preferência com cinco componentes, facilitando, dessa maneira, o acompanhamento e o desenvolvimento dos trabalhos pelo professor, bem como, incentivar a interação e discussão da atividade pelos alunos. Como lembram Moran et al. (2000, p.143), “a ênfase no processo de aprendizagem exige que se trabalhe com técnicas que incentivem a participação dos alunos, a interação entre eles, o debate, o diálogo, que promovam a produção do conhecimento”. Desejamos que esse material possa contribuir com o professor no seu cotidiano trabalho de sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,22 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInformation Technology; Tablet; GeoGebra; Polyhedrons.pt_BR
Título: dc.titleESTUDO DE ALGUNS POLIEDROS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO TABLETpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typesoftwarept_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons