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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | PUC Minas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sant’Ana, Nádia Aparecida dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-11T19:29:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-11T19:29:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sant’Ana, Nádia Aparecida dos Santos.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559629 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material foi desenvolvido no intuito de permitir uma reflexão sobre a utilização de vídeos nas aulas de Matemática e outras áreas do conhecimento no Ensino Básico, através de propostas de atividades promovendo uma discussão integrada focando as disciplinas de Matemática, História e Ciências em um primeiro momento. A pesquisa que forneceu elementos para o desenvolvimento desses apontamentos foi a dissertação de mestrado intitulada “Percursos e tradições das medidas não oficiais no entorno da estrada real: de Chica da Silva aos dias atuais”. Este produto educacional parte da discussão do vídeo intitulado: “Pesos e medidas da Estrada Real: dos tempos de Chica da Silva até o século XXI”, que trilha os mesmos caminhos delimitados pela nossa pesquisa. Esse vídeo foi desenvolvido em 2016/2017 com financiamento da PUC Minas, tendo a professora Dra. Elenice de Souza Lodron Zuin como idealizadora e coordenadora do projeto. No vídeo, são apresentadas algumas unidades de medidas não oficiais, anunciadas em nossa pesquisa, obtidas através de levantamentos bibliográficos, fontes primárias e pesquisa de campo que subsidiaram a escrita da dissertação. As unidades de medidas no contexto de Diamantina Colonial, firmadas pelos elementos encontrados no entorno do trecho inicial da Estrada Real, se estabelecem linearmente apontando como, através dos séculos, algumas medidas apareceram e de que forma continuam presentes no cotidiano. O enredo do vídeo destaca personagens como Chica da Silva e João Fernandez oportunizando diálogos diferenciados àqueles que estiveram inseridos na história de Diamantina. A finalidade desse produto intitulado Caminhos do diamante: propostas para uso escolar do vídeo: “Pesos e medidas da Estrada Real: dos tempos de Chica da Silva até o século XXI” é apresentar algumas possibilidades que o uso do vídeo fomenta no ambiente escolar. Desta forma, este produto se constitui em um guia para os professores. Buscamos, em nossas leituras, algumas orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, como forma de elucidar como o documento trata a utilização de áudios visuais nas aulas do Ensino Fundamental. A nossa proposta de trabalho integrada pretende oferecer aos professores da Educação Básica, aos cursos de licenciatura e de formação continuada de docentes, o entendimento de como o trabalho pautado em alguns elementos presentes na história podem favorecer o processo de aprendizagem da Matemática e outras disciplinas. Deste modo, este material foi desenvolvido no intuito de permitir uma reflexão sobre a utilização de vídeos nas aulas de Matemática, através de propostas de atividades, promovendo uma discussão integrada focando as disciplinas de Matemática, História e Ciências, em um primeiro momento. Nesse sentido, apresentamos aos professores da Educação Básica e dos cursos de formação inicial e continuada alguns direcionamentos. Pretendemos sensibilizar e auxiliar os professores de Matemática e das outras áreas do conhecimento da Educação Básica, que essa proposta se enquadra, quanto ao universo potencial que os vídeos podem oferecer. Em Matemática, trataremos das medidas não oficiais que têm sua utilização na atualidade. Para tanto, é nosso objetivo indicar que o emprego de medidas não oficiais é recorrente em diversas situações, algumas vinculadas ao comércio e outras atividades. Nas demais disciplinas, os contextos possíveis, dentro do enredo proposto pelo vídeo, viabilizam inferências a serem trabalhadas nas salas de aula. Este produto foi pensado também como um recurso que permite ampliar as ossibilidades dos estudos históricos presentes em nossa dissertação utilizando vídeos em uma perspectiva diferenciada. Dessa maneira, detalhamos algumas sugestões para que os professores possam ter oportunidade de vivenciar, com os alunos, parte do caminho trilhado por nossa pesquisa e desenvolver um trabalho diferenciado, especificamente em Matemática sob um contexto histórico da disciplina. Partindo da disciplina Matemática, pretendemos desenvolver a atividade sobre diversos olhares, perspectivas e situações rotineiras que demonstrem o quanto as medidas tradicionais continuam fazendo parte do cotidiano de alguns grupos e comunidades. Além da possibilidade de inclusão do vídeo na metodologia das aulas de Matemática, pesos e medidas se constituem um tópico com várias possibilidades de abordagem, para o qual pretendemos contribuir indicando possibilidades para o desenvolvimento de um trabalho de cunho interdisciplinar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,94 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Medidas não oficiais. Moinhos hidráulicos. História. Educação Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | CAMINHOS DO DIAMANTE: propostas para uso escolar do vídeo “Pesos e medidas da Estrada Real | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Sant’Ana, Nádia Aparecida dos Santos.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559629/2/Sant’Ana, Nádia Aparecida dos Santos.pdfDownload |
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