Ensino Médio Integrado:concepções e fundamentos.Um apoio para coordenadores de curso

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Autor(es): dc.contributorIfsul-Campus Charqueadaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKRUGER. Rejane Schwartz, CAETANO.Maria Raquel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-11T16:22:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-11T16:22:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Rejanept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559626-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT teve como propósito conhecer as concepções pedagógicas que os coordenadores dos cursos técnicos de nível médio, na forma integrada, ofertados no IFSul, possuem acerca do Ensino Médio Integrado (EMI). O projeto, que privilegiou a abordagem qualitativa, combinando investigações bibliográficas, documentais e um questionário online, traz uma discussão sobre a importância dos Institutos Federais na oferta dessa proposta de ensino, a concepção e os principais conceitos do EMI, bem como as possibilidades e os desafios para a sua concretização. No referencial teórico que fundamenta a pesquisa, tem se como autores principais Frigotto (2007, 2010, 2012, 2015), Ciavatta (2008, 2011, 2012), Ramos (2007, 2008, 2011, 2012, 2014a, 2014b, 2017), Kuenzer (2005, 2007, 2008, 2013), Machado (2008, 2010, 2011), Moura (2007, 2013) e Saviani (1989, 2007), que trazem em comum a concepção de educação e as relações com o capital e o trabalho, numa perspectiva de uma formação integral e humana, que supere a dualidade entre formação geral e formação específica. No que se refere à análise e à interpretação dos dados, foi utilizada a metodologia Análise de Conteúdo, a qual subsidiou a construção do produto educacional, que se constituiu em um material pedagógico intitulado Ensino Médio Integrado: concepções e fundamentos um apoio para coordenadores de cursos. O material versa sobre as bases conceituais da Educação Profissional e sobre os princípios norteadores do Ensino Médio Integrado e intenciona contribuir no trabalho pedagógico dos cursos. As análises realizadas permitiram inferir que ainda há certo desconhecimento sobre a proposta do EMI e que, apesar de existirem práticas que apontam para a sua concretização, evidencia se a falta de integração entre os professores da formação geral e formação técnica, em alguns câmpus do IFSul. Por fim, conclui se que o material pedagógico foi considerado um instrumento importante por conter informações sobre o EMI, que poderão subsidiar tanto o trabalho dos coordenadores de cursos quanto dos demais servidores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.840 kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPalavras Chave: Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Integração. Formação Integral.pt_BR
Título: dc.titleEnsino Médio Integrado:concepções e fundamentos.Um apoio para coordenadores de cursopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado ProfEPTpt_BR
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