UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACEDO, MAURICIO DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T17:51:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T17:51:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-11-
identificador: dc.identifier.otherUma sequência didática para o Ensino de Função Afimpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559531-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida com objetivo de estudar as potencialidades de uma sequência didática criada sobre a ótica das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) de Cabral (2017) para o processo de ensino-aprendizagem de Função Afim. Foi aplicada numa turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual no município de Bujaru, no estado do Pará. Como principais aportes teóricos para a elaboração da nossa pesquisa, adotamos a Engenharia Didática segundo Artigue (1996), as Sequências Didáticas na visão de Zabala (1998), os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (2002), as Unidades Articuladas de Reconstrução proposta por Cabral (2017), a Análise Microgenética proposta por Góes (2000) e a Análise do Discurso segundo Mortimer e Scott (2002). A sequência didática foi composta por cinco UARC’s, aonde definimos a representação da função afim, a taxa de variação, a representação gráfica, o crescimento e decrescimento da função e o zero da função afim. Em todas as etapas fizemos a videogravação da aplicação da sequência didática. Através da Microgenética e a Análise do discurso fiz os indícios de aprendizagem e a validação da minha sequência didática. Dentre os resultados obtidos pela aplicação da sequência didática sobre a ótica das UARC’s para o processo de ensinoaprendizagem, quanto ao professor: melhor organização por parte do professor; o professor se torna o mediador; melhora a capacidade de argumentação do professor. Quanto ao aluno: estímulo a percepção por parte dos alunos dos padrões e regularidades em cada tópico; autonomia por parte do aluno; os alunos justificam seus procedimentos. O saber é construído, deixa de ser só conceitual e passa a ser experimental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2939pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Afimpt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais