Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MACEDO, MAURICIO DOS SANTOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T17:51:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T17:51:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma sequência didática para o Ensino de Função Afim | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559531 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa foi desenvolvida com objetivo de estudar as potencialidades de uma sequência didática criada sobre a ótica das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) de Cabral (2017) para o processo de ensino-aprendizagem de Função Afim. Foi aplicada numa turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual no município de Bujaru, no estado do Pará. Como principais aportes teóricos para a elaboração da nossa pesquisa, adotamos a Engenharia Didática segundo Artigue (1996), as Sequências Didáticas na visão de Zabala (1998), os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (2002), as Unidades Articuladas de Reconstrução proposta por Cabral (2017), a Análise Microgenética proposta por Góes (2000) e a Análise do Discurso segundo Mortimer e Scott (2002). A sequência didática foi composta por cinco UARC’s, aonde definimos a representação da função afim, a taxa de variação, a representação gráfica, o crescimento e decrescimento da função e o zero da função afim. Em todas as etapas fizemos a videogravação da aplicação da sequência didática. Através da Microgenética e a Análise do discurso fiz os indícios de aprendizagem e a validação da minha sequência didática. Dentre os resultados obtidos pela aplicação da sequência didática sobre a ótica das UARC’s para o processo de ensinoaprendizagem, quanto ao professor: melhor organização por parte do professor; o professor se torna o mediador; melhora a capacidade de argumentação do professor. Quanto ao aluno: estímulo a percepção por parte dos alunos dos padrões e regularidades em cada tópico; autonomia por parte do aluno; os alunos justificam seus procedimentos. O saber é construído, deixa de ser só conceitual e passa a ser experimental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2939 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do Discurso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Afim | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Mauricio dos Santos Macedo.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559531/1/Mauricio dos Santos Macedo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: