Ensino de análise combinatória por atividades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROSAS, LEONARDO DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-07T21:43:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-07T21:43:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-05-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Análise Combinatória por Atividadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559526-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo avaliar os efeitos de uma sequência didática diferente da tradicional, sobre a participação e o desempenho dos alunos na resolução de questões de Análise Combinatória. E a partir dessa investigação, procuramos responder problematizações como: A sequência didática proposta propicia uma participação efetiva e um bom desempenho dos alunos na resolução de questões de Análise Combinatória? A sequência oferecida aos alunos desenvolve competências e habilidades para resolverem problemas de Análise Combinatória? O referencial teórico adotado em nossa pesquisa tem como base a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1996), o Ensino de Matemática por Atividades segundo Sá (2009) e o uso de jogos. Para se alcançar o objetivo do trabalho, optou-se pela Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, que foi dividida nas seguintes etapas: primeiro as Análises Prévias, onde consta a fundamentação teórica, composta das seguintes etapas: Teoria das situações didáticas, o ensino de matemática por atividade e o uso de jogos no ensino de matemática; depois se escreve sobre o ensino de Matemática; em seguida sobre os resultados de estudos sobre o ensino de Análise Combinatória buscando as contribuições de vários autores, que têm dedicado seus estudos de pesquisa nessa área da matemática; a fundamentação matemática e por fim, os resultados de um estudo de campo desenvolvido com alunos que estavam cursando o 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Belém. A segunda parte da pesquisa, concepção e análise a priori, descreve os testes e uma sequência didática para o ensino de Análise Combinatória. Já na terceira etapa da pesquisa, a experimentação, revela a produção das informações que ocorreu no mês de Maio e Junho de 2017, com base nos resultados de uma consulta a 32 alunos, do 1º ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Vigia de Nazaré. Finalizando a pesquisa, a análise a posteriori e validação, onde ocorreram as análises dos resultados, com comparações percentuais entre os resultados e análise dos erros ocorridos nos testes, aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e do Teste de Hipótese. Todas essas análises e comparações validaram a pesquisa, já que ouve um aumento significativo no desempenho dos alunos entre o teste inicial e final, foi provado que os fatores socioeconômicos, vivenciados pelos alunos não influenciaram na evolução que eles tiveram entre os testes, mostrando assim que a metodologia de ensino surtiu o efeito esperadopt_BR
Tamanho: dc.format.extent7700pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por atividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Combinatóriapt_BR
Título: dc.titleEnsino de análise combinatória por atividadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais