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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ROSAS, LEONARDO DA SILVA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-07T21:43:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-07T21:43:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino de Análise Combinatória por Atividades | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559526 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo avaliar os efeitos de uma sequência didática diferente da tradicional, sobre a participação e o desempenho dos alunos na resolução de questões de Análise Combinatória. E a partir dessa investigação, procuramos responder problematizações como: A sequência didática proposta propicia uma participação efetiva e um bom desempenho dos alunos na resolução de questões de Análise Combinatória? A sequência oferecida aos alunos desenvolve competências e habilidades para resolverem problemas de Análise Combinatória? O referencial teórico adotado em nossa pesquisa tem como base a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1996), o Ensino de Matemática por Atividades segundo Sá (2009) e o uso de jogos. Para se alcançar o objetivo do trabalho, optou-se pela Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, que foi dividida nas seguintes etapas: primeiro as Análises Prévias, onde consta a fundamentação teórica, composta das seguintes etapas: Teoria das situações didáticas, o ensino de matemática por atividade e o uso de jogos no ensino de matemática; depois se escreve sobre o ensino de Matemática; em seguida sobre os resultados de estudos sobre o ensino de Análise Combinatória buscando as contribuições de vários autores, que têm dedicado seus estudos de pesquisa nessa área da matemática; a fundamentação matemática e por fim, os resultados de um estudo de campo desenvolvido com alunos que estavam cursando o 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Belém. A segunda parte da pesquisa, concepção e análise a priori, descreve os testes e uma sequência didática para o ensino de Análise Combinatória. Já na terceira etapa da pesquisa, a experimentação, revela a produção das informações que ocorreu no mês de Maio e Junho de 2017, com base nos resultados de uma consulta a 32 alunos, do 1º ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Vigia de Nazaré. Finalizando a pesquisa, a análise a posteriori e validação, onde ocorreram as análises dos resultados, com comparações percentuais entre os resultados e análise dos erros ocorridos nos testes, aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e do Teste de Hipótese. Todas essas análises e comparações validaram a pesquisa, já que ouve um aumento significativo no desempenho dos alunos entre o teste inicial e final, foi provado que os fatores socioeconômicos, vivenciados pelos alunos não influenciaram na evolução que eles tiveram entre os testes, mostrando assim que a metodologia de ensino surtiu o efeito esperado | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7700 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino por atividade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise Combinatória | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino de análise combinatória por atividades | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Leonardo da Silva Rosas.pdf | 7,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559526/1/Leonardo da Silva Rosas.pdfDownload |
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