O ENSINO DE REGRAS DE TRÊS POR ATIVIDADES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, MARCELO BAIA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T17:26:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T17:26:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-25-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de regras de três por atividadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559518-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ensino da regra de três por atividades que teve por objetivo avaliar os efeitos da aplicação de uma sequência didática, diferente da tradicional, para o ensino de Regra de Três tem sobre a participação dos alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública nas aulas de matemática e sobre o desempenho na resolução de questões envolvendo Regra de Três. A metodologia empregada neste trabalho foi a Engenharia Didática, específica da Didática da Matemática, e nas quatro fases dessa metodologia de pesquisa abordaram-se aspectos relevantes sobre a regra, sobretudo, na fase experimental, onde trouxe as sessões de uma sequência didática para o ensino das regras de três, e da mesma forma a última fase, análise a posteriori e validação, onde são mostrados os dados construídos durante todo o processo de aplicação da referida sequência didática. As informações produzidas na fase experimental tiveram um caráter qualitativo e quantitativo, e os instrumentos de coleta dessas informações foram o questionário socioeconômico, pré-teste, produções dos alunos e pós-teste, e também o registro dessas informações ocorreu por meio das técnicas de observação, descrição, comparação, análise e síntese. Os resultados alcançados mostraram que a proposta de uma sequência didática para o ensino das regras de três foi eficaz na maioria da amostra pesquisada, pois ocasionou o aprendizado dos alunos sobre esse conteúdo, uma vez que esses discentes apresentaram um desempenho satisfatório no pós-teste quando comparado com o desempenho do pré-teste. Desse modo, pode-se inferir que essa sequência didática é um produto educacional viável e exequível para as aulas de matemática no 7º ano do ensino fundamental, em particular, para o ensino das regras de três. Além do mais, os dados apresentados neste trabalho sobre esse conteúdo matemático, tornam-se uma fonte de pesquisa a ser utilizada em estudos posteriores na Educação Matemática referente ao tema e também como fonte de informação para professores, alunos e outros que se interessarem sobre o assunto regras de três.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9284pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Atividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRegras de trêspt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE REGRAS DE TRÊS POR ATIVIDADESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais