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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, MARCELO BAIA DA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T17:26:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T17:26:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino de regras de três por atividade | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559518 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ensino da regra de três por atividades que teve por objetivo avaliar os efeitos da aplicação de uma sequência didática, diferente da tradicional, para o ensino de Regra de Três tem sobre a participação dos alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública nas aulas de matemática e sobre o desempenho na resolução de questões envolvendo Regra de Três. A metodologia empregada neste trabalho foi a Engenharia Didática, específica da Didática da Matemática, e nas quatro fases dessa metodologia de pesquisa abordaram-se aspectos relevantes sobre a regra, sobretudo, na fase experimental, onde trouxe as sessões de uma sequência didática para o ensino das regras de três, e da mesma forma a última fase, análise a posteriori e validação, onde são mostrados os dados construídos durante todo o processo de aplicação da referida sequência didática. As informações produzidas na fase experimental tiveram um caráter qualitativo e quantitativo, e os instrumentos de coleta dessas informações foram o questionário socioeconômico, pré-teste, produções dos alunos e pós-teste, e também o registro dessas informações ocorreu por meio das técnicas de observação, descrição, comparação, análise e síntese. Os resultados alcançados mostraram que a proposta de uma sequência didática para o ensino das regras de três foi eficaz na maioria da amostra pesquisada, pois ocasionou o aprendizado dos alunos sobre esse conteúdo, uma vez que esses discentes apresentaram um desempenho satisfatório no pós-teste quando comparado com o desempenho do pré-teste. Desse modo, pode-se inferir que essa sequência didática é um produto educacional viável e exequível para as aulas de matemática no 7º ano do ensino fundamental, em particular, para o ensino das regras de três. Além do mais, os dados apresentados neste trabalho sobre esse conteúdo matemático, tornam-se uma fonte de pesquisa a ser utilizada em estudos posteriores na Educação Matemática referente ao tema e também como fonte de informação para professores, alunos e outros que se interessarem sobre o assunto regras de três. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 9284 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Atividade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Regras de três | pt_BR |
| Título: dc.title | O ENSINO DE REGRAS DE TRÊS POR ATIVIDADES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Marcelo Baia da Silva.pdf | 9,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559518/1/Marcelo Baia da Silva.pdfDownload |
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