Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA JUNIOR, IZAIAS PINHEIRO DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T11:45:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T11:45:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino de Frações para o 6º ano do Ensino Fundamental utilizando a resolução de problemas a partir da visão de Vergnaud | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559515 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho buscou por meio da Engenharia Didática a produção de uma sequência didática construída à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1993, 1996), além de usar em sua construção a resolução de problemas aditivos propostos por Vergnaud(1981, 1983, 2009). Para esta pesquisa foi desenvolvida uma sequência didática construída para o alargamento do campo conceitual dos alunos do 6 ano do Ensino Fundamental no âmbito do campo conceitual aditivo das frações e depois construiu-se um instrumento de avaliação dos pré e pós testes realizados pelos alunos para a verificação da aprendizagem dos mesmos. A sequência de aulas esteve abrangendo a conceptualização das frações até as operações de adição e subtração, seja ela com denominadores iguais ou diferentes. Nesta o professor buscou assumir o papel de orientador, trabalhando a solução de problemas com os alunos por meio de orientações e intervenções, para que ao final de cada ciclo de aprendizagem o professor faça apenas as formalizações e assim analisar os invariantes operatórios que estão sendo desenvolvidos pelos alunos durante o processo de aprendizagem destes. Portanto é fundamental ressaltar que verificou-se um alargamento do campo conceitual aditivo dentro do conteúdo de frações com os alunos que participaram da pesquisa no valor superior a 50% dos alunos que tiveram uma movimentação cognitiva, entendendo-se que estes são os alunos que não compreendiam o conteúdo antes da sequência e passaram a compreende-lo após a mesma. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2758 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Campos Conceituais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de Problemas. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Frações | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de Frações para o 6º ano do Ensino Fundamental utilizando a resolução de problemas a partir da visão de Vergnaud | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Izaias Pinheiro de Souza Junior.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559515/1/Izaias Pinheiro de Souza Junior.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: