O Ensino de Frações para o 6º ano do Ensino Fundamental utilizando a resolução de problemas a partir da visão de Vergnaud

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA JUNIOR, IZAIAS PINHEIRO DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T11:45:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T11:45:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-21-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de Frações para o 6º ano do Ensino Fundamental utilizando a resolução de problemas a partir da visão de Vergnaudpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559515-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho buscou por meio da Engenharia Didática a produção de uma sequência didática construída à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1993, 1996), além de usar em sua construção a resolução de problemas aditivos propostos por Vergnaud(1981, 1983, 2009). Para esta pesquisa foi desenvolvida uma sequência didática construída para o alargamento do campo conceitual dos alunos do 6 ano do Ensino Fundamental no âmbito do campo conceitual aditivo das frações e depois construiu-se um instrumento de avaliação dos pré e pós testes realizados pelos alunos para a verificação da aprendizagem dos mesmos. A sequência de aulas esteve abrangendo a conceptualização das frações até as operações de adição e subtração, seja ela com denominadores iguais ou diferentes. Nesta o professor buscou assumir o papel de orientador, trabalhando a solução de problemas com os alunos por meio de orientações e intervenções, para que ao final de cada ciclo de aprendizagem o professor faça apenas as formalizações e assim analisar os invariantes operatórios que estão sendo desenvolvidos pelos alunos durante o processo de aprendizagem destes. Portanto é fundamental ressaltar que verificou-se um alargamento do campo conceitual aditivo dentro do conteúdo de frações com os alunos que participaram da pesquisa no valor superior a 50% dos alunos que tiveram uma movimentação cognitiva, entendendo-se que estes são os alunos que não compreendiam o conteúdo antes da sequência e passaram a compreende-lo após a mesma.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2758pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCampos Conceituaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResolução de Problemas.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFraçõespt_BR
Título: dc.titleO Ensino de Frações para o 6º ano do Ensino Fundamental utilizando a resolução de problemas a partir da visão de Vergnaudpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais