Ensino de Conjuntos por Atividades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJUNQUEIRA, CRISTINA MARIA LIMA GUIMARÃES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T08:44:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T08:44:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-06-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Conjuntos por Atividadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559513-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de investigar os efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de conjuntos por meio de atividades. A metodologia adotada foi a Engenharia Didática, a qual consiste nas seguintes fases: Análises Prévias, Concepção e Análise a priori, Experimentação e Análise a posteriori e validação. Nas Análises Prévias são apresentadas considerações históricas sobre conjuntos; uma revisão de estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem de conjuntos; resultados de uma pesquisa por questionário para investigar as experiências no processo de ensino aprendizagem de conjuntos de alunos egressos do 2º ano do Ensino Médio. Na Concepção e Análise a priori, são apresentadas atividades que constituem uma sequência didática para o ensino de conjuntos, elaboradas segundo o Ensino de Matemática por Atividades, que prevê a construção do conhecimento pelo aluno. A experimentação foi realizada em uma escola pública estadual no Município de Marabá no Estado do Pará, com vinte e nove alunos do 3º ano do Ensino Médio, na qual destacamos na íntegra como foram desenvolvidos os encontros, e para tanto, foram registrados com o auxílio de um bloco de anotações, todos os questionamentos, registos de conclusão, e atitudes dos alunos perante o ato da aplicação das atividades. Nas Análises a Posteriori e Validação relatamos as coletas e observação dos dados obtidos para validar nossa sequência didática. E finalizamos, com nossas considerações, em que respondemos o seguinte questionamento: Como o ensino de conjuntos por meio de atividades, pode favorecer a construção do conhecimento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3602pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Atividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Conjuntospt_BR
Título: dc.titleEnsino de Conjuntos por Atividadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais