Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JUNQUEIRA, CRISTINA MARIA LIMA GUIMARÃES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T08:44:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T08:44:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de Conjuntos por Atividades | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559513 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de investigar os efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de conjuntos por meio de atividades. A metodologia adotada foi a Engenharia Didática, a qual consiste nas seguintes fases: Análises Prévias, Concepção e Análise a priori, Experimentação e Análise a posteriori e validação. Nas Análises Prévias são apresentadas considerações históricas sobre conjuntos; uma revisão de estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem de conjuntos; resultados de uma pesquisa por questionário para investigar as experiências no processo de ensino aprendizagem de conjuntos de alunos egressos do 2º ano do Ensino Médio. Na Concepção e Análise a priori, são apresentadas atividades que constituem uma sequência didática para o ensino de conjuntos, elaboradas segundo o Ensino de Matemática por Atividades, que prevê a construção do conhecimento pelo aluno. A experimentação foi realizada em uma escola pública estadual no Município de Marabá no Estado do Pará, com vinte e nove alunos do 3º ano do Ensino Médio, na qual destacamos na íntegra como foram desenvolvidos os encontros, e para tanto, foram registrados com o auxílio de um bloco de anotações, todos os questionamentos, registos de conclusão, e atitudes dos alunos perante o ato da aplicação das atividades. Nas Análises a Posteriori e Validação relatamos as coletas e observação dos dados obtidos para validar nossa sequência didática. E finalizamos, com nossas considerações, em que respondemos o seguinte questionamento: Como o ensino de conjuntos por meio de atividades, pode favorecer a construção do conhecimento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3602 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Atividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Conjuntos | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de Conjuntos por Atividades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Cristina Lima Guimarães Junqueira.pdf | 3,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559513/1/Cristina Lima Guimarães Junqueira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: