Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARRETO, Saul Rodrigo da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T18:45:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T18:45:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino e Aprendizagem de Progressão Aritmética: uso e construção de aplicativos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559502 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho configura-se uma dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Consiste numa pesquisa-ação, quali-quantitativa-interpretativa, de natureza aplicada. Para sua efetivação, partimos da seguinte questão de pesquisa: “O ensino de Progressão Aritmética (P.A.) por meio do uso e construção de aplicativos promove a aprendizagem dos alunos?” A fim de respondermos a tal questionamento, elaboramos uma sequência didática (SD) com enfoque no ensino de P.A., a partir do uso e programação de aplicativos para dispositivos móveis. A aplicação da SD foi realizada em uma escola pública estadual localizada no município de Soure – PA, tendo como público-alvo alunos do 1º ano do ensino médio. Assumimos como hipóteses: a) as atividades com o uso da programação de aplicativos, promovem aprendizagem, pois ao aprender a programar, os discentes desenvolvem estratégias de resolução de problemas de P.A.; b) os alunos manifestam maior motivação quando aprendem matemática por meio de tecnologias. Delineamos como objetivo geral: contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de progressões aritméticas por meio do uso e construção de aplicativos educacionais, bem como, refletir sobre a aprendizagem móvel na educação básica. Como objetivos específicos, definimos: a) possibilitar a professores e alunos um produto educacional inovador que auxilie no ensino e na aprendizagem de P.A.; b) promover a utilização de aplicativos educacionais em sala de aula; c) proporcionar aos discentes o uso de aplicações web; d) evidenciar e caracterizar a manifestação da aprendizagem discente demonstrada por alunos do 1º ano do ensino médio, na realização das atividades de uso e construção. Os dados coletados foram interpretados numa perspectiva qualitativa, fazendo uso da “Abordagem Instrumental” de Rabardel (1995) e da “teoria das representações semióticas” de Raymond Duval (2009). Foi realizada ainda, uma análise quantitativa entre o pré-teste e o pós-teste, com auxílio da técnica estatística: teste de hipótese. Os resultados obtidos apontaram êxito nas relações entre sujeito-objeto, sujeito-instrumento, instrumentoobjeto e sujeito-objeto mediado pelo instrumento nas atividades instrumentais. Evidenciamos também, a ocorrência da conversão de linguagens, nas respostas dos alunos, uma vez que a linguagem natural foi transposta para uma linguagem simbólica, por meio de representação algébrica. No que se refere ao pré-teste e pós-teste, o teste de hipótese revelou, com 95% de confiança, a evolução no desempenho das notas dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8189 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | App Inventor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Progressão Aritmética | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino e Aprendizagem de Progressão Aritmética: uso e construção de aplicativos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Saul Rodrigo da Costa Barreto.pdf | 8,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559502/1/Saul Rodrigo da Costa Barreto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: