APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E SUAS APLICAÇÕES POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOTA, NATANAEL DE OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-08T18:02:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-08T18:02:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-02-
identificador: dc.identifier.otherAprendizagem de Progressões Aritméticaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559499-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo geral elaborar um projeto com atividades envolvendo Progressões Aritméticas (PA) aplicadas como Sequência Didática em uma amostra de alunos de 1º Ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual de Belém do Pará. O tema “Aprendizagem de Progressões Aritméticas: suas aplicações por meio de Sequência Didática”, focaliza a aplicação das Progressões Aritméticas (PA), e sua escolha decorreu do interesse do pesquisador, pois enquanto professor de Matemática questiona os métodos tradicionais utilizados em sala de aula que dificultam a aquisição dos conhecimentos por parte dos alunos, os quais desenvolvem aversão pela matemática (69 %), conforme resultados da pesquisa. Além disso, o Mestrado Profissional em Ensino da Matemática dá ênfase à linha de pesquisa voltada para assuntos da Matemática Básica, aplicados com sequência didática, embasada no modelo das Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC), Cabral (2017). A metodologia escolhida foi a de pesquisa na didática da matemática, apoiada na Engenharia Didática a qual dá possibilidades ao pesquisador de incluir a parte experimental com base em realizações didáticas. Usou-se a Análise Micro genética na investigação da construção de conhecimentos. Este estudo traz célebres autores como referências: CABRAL, 2017; LUTZ, 2012; ZABALA, 2007 E VALLE et al, 2008, entre outros. O experimento foi positivo e significativo, os resultados mostram que os alunos que participaram, tiveram um bom desempenho nas atividades aplicadas o que comprova que a metodologia utilizada resgatou nos alunos a motivação, o interesse e acima de tudo a auto-estima, além do entendimento dos conceitos e propriedades do tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5508pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProgressões Aritméticaspt_BR
Título: dc.titleAPRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E SUAS APLICAÇÕES POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais