Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MOTA, NATANAEL DE OLIVEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-08T18:02:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-08T18:02:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Aprendizagem de Progressões Aritméticas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559499 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo geral elaborar um projeto com atividades envolvendo Progressões Aritméticas (PA) aplicadas como Sequência Didática em uma amostra de alunos de 1º Ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual de Belém do Pará. O tema “Aprendizagem de Progressões Aritméticas: suas aplicações por meio de Sequência Didática”, focaliza a aplicação das Progressões Aritméticas (PA), e sua escolha decorreu do interesse do pesquisador, pois enquanto professor de Matemática questiona os métodos tradicionais utilizados em sala de aula que dificultam a aquisição dos conhecimentos por parte dos alunos, os quais desenvolvem aversão pela matemática (69 %), conforme resultados da pesquisa. Além disso, o Mestrado Profissional em Ensino da Matemática dá ênfase à linha de pesquisa voltada para assuntos da Matemática Básica, aplicados com sequência didática, embasada no modelo das Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC), Cabral (2017). A metodologia escolhida foi a de pesquisa na didática da matemática, apoiada na Engenharia Didática a qual dá possibilidades ao pesquisador de incluir a parte experimental com base em realizações didáticas. Usou-se a Análise Micro genética na investigação da construção de conhecimentos. Este estudo traz célebres autores como referências: CABRAL, 2017; LUTZ, 2012; ZABALA, 2007 E VALLE et al, 2008, entre outros. O experimento foi positivo e significativo, os resultados mostram que os alunos que participaram, tiveram um bom desempenho nas atividades aplicadas o que comprova que a metodologia utilizada resgatou nos alunos a motivação, o interesse e acima de tudo a auto-estima, além do entendimento dos conceitos e propriedades do tema. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5508 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Progressões Aritméticas | pt_BR |
Título: dc.title | APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E SUAS APLICAÇÕES POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Natanael de Oliveira Mota.pdf | 5,51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559499/1/Natanael de Oliveira Mota.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: