MANUAL DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DA PRECARIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO ESTADO DO CEARÁ NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL

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Autor(es): dc.contributorIFCEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Maria Elly Krishna dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-07T13:48:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-07T13:48:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-07-
identificador: dc.identifier.otherMANUAL DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DA PRECARIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO ESTADO DO CEARÁ NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559488-
Resumo: dc.description.abstractO presente manual consiste em um produto educacional para conclusão do Mestrado em Educação profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Fortaleza. Este material apresenta os resultados da pesquisa sobre a precarização do trabalho docente nas escolas estaduais de ensino profissionalizante - EEEP’s do estado do Ceará no contexto da crise estrutural do capital. Compreendemos que em meio ao processo de reestruturação produtiva o mundo do trabalho e a educação sofrem alterações para atender aos anseios do Capital. Desta forma, o trabalho docente, assim como todas as demais formas de trabalho, vivencia na atualidade um aprofundamento da precarização. Entretanto nas EEEP’s este processo de precarização apresenta algumas características próprias relacionadas ao seu modelo de gestão. No contexto da crise estrutural do capital a educação adquire grade relevância na administração da crise e formação de mão-de-obra adaptada às novas exigências do mercado. As transformações no processo produtivo são assimiladas pela educação através da implementação de políticas públicas orientadas pelo Banco mundial e muitas vezes desconhecida pela categoria docente. As práticas pedagógicas e concepção de educação em vigor nas escolas não neutras, e na vigência do capitalismo se apresentam carregadas de intencionalidade e cumprem um papel ideológico de suma importância. Nossa hipótese é que nas EEEP’s a adoção do ideário escola-empresa compele os docentes lotados nestas instituições a um tipo de precarização ainda mais profunda, pautado na captura da subjetividade na perspectiva das exigências mercadológicas do Capital em crise. Neste sentido este material didático objetiva propiciar a conscientização sobre os mais novos mecanismos de exploração e precarização do trabalho docente, na perspectiva de construção de resistências.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,49mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEEEPpt_BR
Título: dc.titleMANUAL DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DA PRECARIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO ESTADO DO CEARÁ NA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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