O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Formação de Professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMartínez, Dayra Émile Guedes-
Autor(es): dc.contributor.authorBizelli, José Luís-
Autor(es): dc.contributor.authorInforsato, Edson do Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T14:45:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T14:45:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-06-
identificador: dc.identifier.otherE-book O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Formação de Professorespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559446-
Resumo: dc.description.abstractAs tecnologias de informação e comunicação promovem a socialização do conhecimento, auxiliando na expansão do ensino superior no país, inclusive no Estado de São Paulo, com destaque para as iniciativas da UNESP. Entre elas, o curso de Pedagogia semipresencial, ofertado de 2010 a 2013, aos professores em exercício do estado do São Paulo sem formação superior em Pedagogia. Este livro se origina de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar a percepção de alunos e tutores sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem desse curso; para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva-analítica cuja fonte de dados foram os questionários aplicados pela instituição à primeira turma do curso. Os dados revelaram uma percepção bastante positiva dos respondentes sobre o aspecto em questão, embora os tutores tenham apontado que as potencialidades da plataforma não foram totalmente aproveitadas e a interatividade entre os usuários na plataforma ainda não atingiu um grau que os tutores considerassem excelente. Além disso, os orientadores de turma apresentaram percepções neutras sobre o uso da plataforma para orientação de estágio e de trabalho de conclusão de curso. A problematização desses aspectos se encontra em um campo ainda maior que se refere aos indicadores considerados ao avaliar e ofertar um curso a distância ou semipresencial, que ainda não estão claramente definidos e incitam a reflexão sobre o processo educacional e o papel das instituições de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.437kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmbientept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleO Ambiente Virtual de Aprendizagem na Formação de Professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais