Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Cláudio Lúcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Jardilino, José Rubens Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Lucíola Licínio de Castro Paixão | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Luana de Cássia Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:36:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:36:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6476 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559425 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A formação de professores e as licenciaturas ainda se constituem como problemáticas em aberto para as políticas educacionais no Brasil. Dentro da temática formação de professores da Educação Básica, o objetivo desta dissertação é problematizar como funcionam os programas federais de formação inicial enquanto constituintes de políticas públicas para educação. Elencamos dois objetivos específicos. Primeiro, compreender a racionalidade de governo a perpassar tais programas. Segundo, analisar quais são os procedimentos propostos e os efeitos produzidos por essa racionalidade. A pesquisa se insere na perspectiva da abordagem qualitativa, recorrendo à pesquisa bibliográfica e à análise documental. A noção de governamentalidade é empregada como referencial teórico-metodológico para investigar os programas lançados na última década de 2000. Na articulação entre a noção de governamentalidade e os estudos sobre formação de professores, buscou-se compreender os programas como práticas neoliberais de governo perpassadas e sustentadas por uma racionalidade de governo. Com esses encaminhamentos foi possível notar que os programas federais têm funcionado como os principais responsáveis pela produção de subjetividades docentes contemporâneas. A governamentalidade neoliberal presente nos programas não somente legitima a formação de professores em termos de mercado, mas convoca as Instituições de Ensino Superior a tornar seus produtos acadêmicos e a si mesmas uma mercadoria. Ao realizarmos essa investigação entendemos que a racionalidade neoliberal tem produzido mudanças econômicas concretas na formação inicial, mas também mudanças no interior das subjetividades. A racionalidade presente nos programas analisados parece governar menos a partir do governo de Estado e governar mais a partir das técnicas de governo de si e dos outros. ______________________________________________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT : Teacher formation and degrees still are as problematic open for educational policies in Brazil. Within the thematic formation of Basic Education teachers, the main objective of this dissertation is to discuss the federal initial formation programs as constituents of public policies for education.Two specific objectives were listed. First, understand the rationality of government to pervade such programs. Second, consider what are the procedures and the proposed effects of this rationality. The research fits into the perspective of qualitative approach. For instruments of data collection, we used the literature search and document analysis. The notion of governmentality is used as a theoretical framework to investigate the programs launched over the past decade of 2000. In the relationship between the notion of governmentality and studies on teacher formation, the programs were understood as practices government pervaded and supported by a neoliberal rationality. With these referrals was possible to note that federal programs has functioned as the main responsible for the production of subjectivities contemporary teachers. The neoliberal governmentality present in the programs not only legitimizes the training of teachers in terms of market, but calls the higher education institutions to make their academic products and yourself into a merchandise. To carry out the investigation it was revealed that the neoliberal governmentality produces concrete economic changes, but also changes within the subjectivities. This rationality in the analyzed programs appears to govern less from the state government and govern more from the government techniques of self and others. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 29/04/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil - política e governo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Título: dc.title | Programas federais de formação inicial de professores da educação básica no Brasil: maquinaria de uma governamentalidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: