Esbarrar no texto, esbarrar na vida : a escrita feminina como experiência e invenção para a formação docente.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDiniz, Margareth-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Cláudia Braga de-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Emílio Carlos Roscoe-
Autor(es): dc.contributorBranco, Lúcia Castello-
Autor(es): dc.creatorPelegrini, Natália Goulart-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:36:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:36:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6451-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559423-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa aborda a questão da escrita feminina como experiência e invenção para a formação docente. Com o objetivo de compreender os efeitos e os possíveis deslocamentos que a experiência literária pode transmitir à educação rumo a uma docência implicada e inventiva, oferecemos práticas de escrita às mulheres-professoras de Santa Rita de Ouro Preto-MG. Além da experiência com as professoras, percorremos e desconstruímos o conceito de gênero em direção ao conceito de feminino, a fim de se chegar à escrita feminina. Abordamos, ao longo da dissertação, a noção de testemunho como metodologia ao campo da educação, numa perspectiva psicanalítica e literária, para a análise dos textos das mulheres-professoras no (des)encontro com a escrita feminina. Procuramos ainda, pensar a mulher-professora na travessia e no tornar-se uma mulher de escrita, considerando as particularidades de cada escrita, uma a uma, como possibilidade e como potência de fazer surgir, de trazer algo do traço singular que percorrem os corpos, as vozes, a escritura e os contornos de cada uma delas.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 28/04/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho feminino-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na educação-
Título: dc.titleEsbarrar no texto, esbarrar na vida : a escrita feminina como experiência e invenção para a formação docente.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.