A formação do gestor educacional : limites e possibilidades após as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Regina Magna Bonifácio de-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Célia Maria-
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Helena Machado de Paula-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Maria Helena Lino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:36:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:36:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6423-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559383-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionCom a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, em 2006, novos rumos foram definidos para a formação do pedagogo. Esse dispositivo legal normatizou o fim da formação de especialistas em administração, inspeção, supervisão e orientação escolar que, por muito tempo, fizeram parte do perfil profissional do egresso em Pedagogia e definiu a docência como a base para a formação desse profissional, articulada à formação de gestores educacionais e pesquisadores. Trabalhos desenvolvidos por diversos estudiosos indicam fragilidades nessa formação como curso generalista com formação fragmentada e que não formará bem o professor nem o gestor. Assim, a pesquisa que resultou na presente dissertação tem, como objeto de estudo, a formação do gestor educacional no curso de Pedagogia e, como objetivo, compreender como essa formação está sendo incorporada pelos cursos de Pedagogia após a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006. Utilizando uma abordagem de cunho qualitativo esta investigação tem como campo de pesquisa seis Instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais mantidas pelo poder público no âmbito federal. O referencial teórico é composto por autores que discutem a formação do pedagogo como: Libâneo (2008), Pimenta (2011), Franco et al. (2007), Saviani (2012), Pinto (2011), Brzezinski (1996; 2007), Aguiar et al. (2006), entre outros. Para a coleta de dados optou-se pela pesquisa documental e aplicação de questionários a coordenadores, professores e alunos dessas instituições. A análise dos dados toma como base as técnicas de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram aspectos importantes de como vem sendo desenvolvida a formação do gestor educacional por meio dos Projetos Pedagógicos que procuram integrar as dimensões da docência, gestão e pesquisa. De acordo com os depoimentos dos sujeitos que vivenciaram esse processo formativo, a ênfase ocorre na formação do docente. No entanto, o depoimento dos alunos indicou práticas curriculares que possibilitam uma base para a formação do gestor educacional. ________________________________________________________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT : With the publication of the National Curriculum Guidelines for the Pedagogy Course in 2006, new directions have been set for the formation of the pedagogue. This legal provision has normatized the order of formation of educational management, inspection, supervision and guidance experts. Which for long were part of the professional graduate profile in Pedagogy and defined teaching as the basis for the formation of this professional, articulated to the formation of education managers and researchers. Work carried out by several scholars indicate weaknesses that trained as a generalist training course with fragmented and not well form the teacher or the manager. So the research that resulted in this work is, as an object of study, the formation of the educational manager at the Pedagogy course and aimed to understand how such training is being incorporated by teaching courses after the approval of the National Curriculum Guidelines 2006 . Using a qualitative intent approach this research has as a searching field six higher education institutions in the state of Minas Gerais maintained by the Government at the federal level. The theoretical background consists of authors who discuss the formation of the pedagogue as Libâneo (2008), Pimenta (2011), Franco et al. (2007), Saviani (2012), Pinto (2011), Brzezinski (1996; 2007), Aguiar et al. (2006), among others. In order to collect data, it was decided to desk research and questionnaires to coordinators, teachers and students of these institutions. The data analysis was built on the techniques of content analysis of Bardin (2011). The results revealed important aspects of how the training has been developed from the educational manager through pedagogical projects that seek to integrate the dimensions of teaching, management and research. According to the testimony of the subjects who experienced this formative process, the emphasis is on the training of teachers. However, the testimony of students indicated curricular practices that provide a basis for the formation of the educational manager.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 01/04/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos - planejamento-
Palavras-chave: dc.subjectAdministradores escolares-
Título: dc.titleA formação do gestor educacional : limites e possibilidades após as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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