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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Bruno Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves Júnior, Douglas Garcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Cecchinato, Giorgia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva Júnior, Clecio Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:36:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-06T13:36:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6446 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559356 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho se detém à análise de como os conceitos de tragédia e de sublime participam do projeto de educação estética de Schiller. Uma vez tendo Schiller identificado que o problema da sociedade alemã do século XVIII era um problema político, mas que, no entanto, não poderia ser resolvido unicamente pela tarefa da razão, como propunha a filosofia moral de sua época, Schiller afirmará que a tarefa do político deveria passar antes pela questão beleza, pelo estético. Nesse sentido, a tragédia e o sublime ganham para Schiller imensa potência uma vez que tais manifestações da arte revelam, sobretudo, o caráter moral do homem e da humanidade. Na medida em que a faculdade racional joga com as faculdades sensíveis e, por consequência, geram um terceiro impulso, o lúdico, o homem alcança, através do estético, a consciência de uma moralidade objetiva e universal. _________________________________________________________________________________ | - |
Descrição: dc.description | RÉSUMÉ : Ce mémoire s’occupe de l'analyse de comment les concepts de tragédie et de sublime participent-ils au projet de l’Éducation Esthétique de Schiller. Une fois que Schiller ait identifié que le problème de la société allemande au XVIIIe siècle était un problème politique, mais, cependant, ne pourrait pas être résolu seulement par le travail de la raison, comme proposait toute la philosophie morale à son époque, Schiller affirmera que le rôle du politique devrait s’engager, premièrement de la beauté, de l'esthétique. Dans ce sens, la tragédie et le sublime gagnent, aux yeux de Schiller, une énorme puissance, car telles manifestations de l'art révèlent, surtout, le caractère moral de l'homme et de l'humanité. Dans la mesure où la faculté rationnelle joue (spielt) avec les facultés sensibles et, par conséquent, produisent la troisième impulsion, l’impulsion ludique, l’homme arrive, à travers de l’esthétique, à la conscience d’une moralité objective et universelle. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 25/02/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | O trágico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sublime | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O sublime e o trágico no projeto de educação estética de Schiller. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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