O realismo de Büchner em A morte de Danton: Sobre a filosofia de Lukács e a origem do “irracionalismo” alemão.

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Autor(es): dc.contributorPatriota, Rainer Câmara-
Autor(es): dc.creatorSilva, Márcio Oliveira Souza de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:36:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:36:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6385-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559305-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo central da dissertação é entender como Lukács pode vir a ter construído a perspectiva apresentada no ensaio O verdadeiro e o fascisticamente falsificado Georg Büchner. Determinado objetivo demanda que sejam demonstrados e explicitados aspectos categoriais e conceitos-chave do pensamento filosófico e estético de Lukács durante a década de 1930. Categorias centrais da ontologia marxiana, como ―trabalho‖, ―teleologia‖ e esfera da práxis (ação), surgem remodelando questões estéticas e o modus operandi com que Lukács compreende a topologia das formas literárias. A partir de então, a ―teoria do reflexo‖ e o caráter objetivo da atividade estética e literária tornam-se pivôs das análises e ensaios da década de 1930. O diagnóstico lukacsiano ainda demonstra como é na Revolução Francesa e nas suas repercussões que surgem o ―irracionalismo‖ e o combate ideológico à razão, plataformas que permitiriam o discurso falsificacionista vir à tona. Sendo Büchner um autor de visão de mundo realista, ele captura e figura de maneira dramática e trágica os bastidores desse processo na revolução. ______________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: The central objective of this work is a detail understanding of how Lukács can had built the perspective showed in the essay O verdadeiro e o fascisticamente falsificado Georg Büchner. This objective demands that are demonstrated and explained some categorical aspects and key-concepts of Lukács‘s philosophy and aesthetical though during the decade of 1930. Central categories of marxist‘s ontological, like ―work‖, ―teleologie‖ and praxis‘s sphere (action) became remodeling the aesthetical questions and the modus operandi within Lukács comprises the topology of literary forms. Since this, the ―reflex- theory‖ and the objective character of aesthetical activity and literary became the central of the analyzes and essays of the 1930 decade. The lukacsian diagnosis demonstrate yet how it´s in the French Revolution and in his repercussions that emerge the ―irrationalism‖ and the ideological combat of the reason, the platform of the falsification speech. Being Büchner a realist author, he capture and figured in a dramatic and tragically view the backstage of revolution.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 17/02/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Palavras-chave: dc.subjectLukás, György, 1885-1971-
Palavras-chave: dc.subjectIrracionalismo((Filosofia)-
Palavras-chave: dc.subjectBuchner, Georg-
Palavras-chave: dc.subjectRealismo-
Palavras-chave: dc.subjectObjetividade-
Título: dc.titleO realismo de Büchner em A morte de Danton: Sobre a filosofia de Lukács e a origem do “irracionalismo” alemão.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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