RouteSpray: um algoritmo de roteamento de múltiplas cópias baseado em rotas de trânsito.

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Ricardo Augusto Rabelo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maurício José da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-06T13:36:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-06T13:36:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://200.239.128.16/handle/123456789/6351-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559302-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionRedes veiculares são um tipo especial de redes wireless que ganharam a atenção dos pesquisadores nos últimos anos. Protocolos de roteamento para esse tipo de rede têm que lidar com diversos desafios como alta mobilidade, altas velocidades e frequentes desconexões na rede. Neste artigo é proposto o RouteSpray, um algoritmo de roteamento veicular que, além de utilizar as rotas dos veículos para tomar as decisões de roteamento, também utiliza a pulverização controlada para encaminhar múltiplas cópias de mensagens, garantindo melhores taxas de entrega sem sobrecarregar a rede. Os resultados dos experimentos mostram que o RouteSpray entregou 13,12% mensagens a mais do que outras propostas da literatura e manteve a ocupação do buffer 73,11% menor. ______________________________________________________________________________________-
Descrição: dc.descriptionABSTRACT: Vehicular networks represent a special type of wireless network that has gained the attention of researchers over the past few years. Routing protocols for this type of network must face several challenges, such as high mobility, high speeds and frequent network disconnections. This paper proposes a vehicular routing algorithm called RouteSpray that in addition to using vehicular routes to help make routing decisions, uses controlled spraying to forward multiple copies of messages, thus ensuring better delivery rates without overloading the network. The results of experiments performed in this study indicate that the RouteSpray algorithm delivered 13.12% more messages than other algorithms reported in the literature. In addition, the RouteSpray algorithm kept the buffer occupation 73.11% lower.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 16/02/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de trafégo-
Palavras-chave: dc.subjectRedes veiculares-
Palavras-chave: dc.subjectTCP/IP protocolo de rede de computação-
Título: dc.titleRouteSpray: um algoritmo de roteamento de múltiplas cópias baseado em rotas de trânsito.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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